Brand-News Publicidade 1200x90
09/12/2021 às 16h55min - Atualizada em 09/12/2021 às 16h55min

Brasília

Julho 2018

Ralf Matavelli - Arquiteto e Urbanista
[email protected]
,
   A capital do Brasil, implantada à beira do lago Paranoá, no planalto central, com projeto urbanístico de Lucio Costa, o famoso “Plano Piloto”, e arquitetura de Oscar Niemeyer, foi a maior cidade construída do século XX.
   Em apenas quatro anos, de 1956 a 21 de abril de 1960, a cidade foi erguida pelos 800 mil “candangos” que vieram de toda parte do Brasil em busca de emprego e do sonho de uma nova república idealizada no coração do Brasil pelo então presidente Juscelino Kubitschek.
   A Capital Federal é hoje Patrimônio Mundial da Unesco devido ao seu conjunto urbanístico e arquitetônico, sendo a maior área tombada do mundo, com 112,5 km quadrados. É possível, com agendamentos prévios, conhecer boa parte deste patrimônio em apenas dois dias.
  
   A Catedral de Brasília é um dos mais belos edifícios de Niemeyer, e ficou pronta somente em 1970. Olhar para cima e ver os anjos em ascensão de Ceschiatti sob o céu estilizado dos vitrais de Marianne Peretti, é sentir a presença de Deus.
   O Itamaraty foi construído para ser sede do Ministério das Relações Exteriores. Concebido para apresentar o Brasil aos estrangeiros, foi construído somente com produtos nacionais. Seus salões possuem obras de artes dos mais importantes artistas brasileiros, como Volpi, Di Cavalcanti, Maria Martins, entre outros, acervos que também podem ser vistos no Palácio do Alvorada.
   O Congresso Nacional abriga o Senado e Câmara dos Deputados e é nele onde as leis são elaboradas e aprovadas. Logo atrás, a Praça dos Três Poderes encerra o circuito com as famosas esculturas dos Candangos e da Justiça.
  
   Brasília é uma experiência arquitetônica, impossível ficar impassível diante das construções, as superquadras e os espaços generosos, totalmente diferente das apertadas cidades coloniais brasileiras.
  
   Ficar no Hotel Brasília Palace, primeiro prédio de Niemeyer a ficar pronto na cidade, também foi uma experiência inesquecível. O edifício, que chegou a ficar totalmente abandonado por 18 anos, passou por um restauro incrível e ostenta os primeiros murais de Athos Bulcão, móveis dos maiores designers modernistas e um dos melhores restaurantes da cidade, o Oscar.
   Apesar de distante, e dos políticos, Brasília é uma cidade com vida própria, moderna, cosmopolita, com agenda cultural rica e ótimas opções de lazer.
 


 
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.