Brand-News Publicidade 1200x90
03/04/2023 às 16h01min - Atualizada em 03/04/2023 às 16h01min

A “Ponte dos Cadeados” poderá incrementar o TURISMO JOVEM em Poços de Caldas, que não existe

Por Odair Camillo - Jornalista
Fotos: Brand-News
Ponte que liga a Av. Francisco Salles à futura Alameda Poços: sugestão do jornalista para se criar a “Ponte dos Cadeados”
C 
Quando estive como Secretário de Turismo em 1994 e já vinha de uma extensa jornada de viagens internacionais visitando mais de 50 países, tive a oportunidade de conhecer atrações turísticas as mais inusitadas.
E uma delas que chamou-me a atenção e a da minha esposa Lurdinha, quando visitávamos Paris, foi a movimentação de casais, na maioria jovens, cruzando uma das pontes sobre o Sena, de um lado para outro, carregando um cadeado em busca de um pequeno espaço para afixá-lo no alambrado lateral da ponte e, depois de um beijo sensual, arremessar a chave dele no rio que corria logo abaixo. O cadeado representava o símbolo do amor e da fidelidade conjugal.
 
Conta a história que esse tipo de declaração de amor tenha começado no reinado de Napoleão Bonaparte, na Pont des Arts, a primeira ponte de metal de Paris com vários arcos, possibilitando a fixação dos cadeados, tornando-se uma atração para jovens turistas apaixonados do mundo todo. E essa crença do cadeado estendeu-se mundo afora, em cidades onde há pelo menos uma ponte cruzando um pequeno riacho.


E não é que, só agora, vejo a possibilidade de aplicar essa forma de turismo em nossa cidade? Já temos um turismo da Melhor Idade consagrado. Mas por que não atrairmos também os jovens, aqueles que alegram as nossas ruas e festas, e frequentam nossos barzinhos e pubs?
 
No entanto, o difícil será encontrar uma ponte larga, bonita e bem situada. A princípio, temos que descartar a ponte do Terminal de Linhas Urbanas. Simplesmente horrorosa. Um projeto urbanístico poderia ressuscitar a ponte da Prefeitura. Na praça dos Macacos estaria a ponte ideal, a Ponte dos Desejos, acrescentando-se nela um alambrado lateral para receber os cadeados. Mas ela é pequena e ofuscaria a beleza de seus parapeitos esculpidos em concreto. Uma obra de arte!
 
Mas já a encontrei. Ampliada na sua largura e reforçada em sua estrutura, a pontezinha que atualmente liga a agência do INSS, na Av. Francisco Salles, à praça de alimentação projetada defronte ao Palace Casino (Alameda Poços), seria a ideal.
 
Mas para isso, há um preço simbólico que cobrarei pela sugestão: que seja adicionado a uma das extremidades da futura “Ponte dos Cadeados”, um pequeno quiosque onde seja vendido os cadeados padronizados, cuja renda seja revertida às entidades assistenciais voltadas ao menor carente. Haveria uma sugestão melhor?

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.