24/04/2024 às 13h58min - Atualizada em 24/04/2024 às 13h58min
Corri num Stock Car da NASCAR a 240 Km/hora
Por Odair Camillo - Jornalista
Fotos: Brand-News
Da série “Minhas loucuras como jornalista”
Já contei com mais detalhes em meu livro de viagens sobre essa proeza de eu ter a oportunidade de dirigir um carro da NASCAR, em Orlando, na Flórida.
Isso aconteceu em 1996, no mesmo mês em que havia sido convidado para visitar New Orleans. Talvez empolgado com a Bourbon Street, do French Quarter da bela cidade Mississipiana, cheguei ao “Richard Petty Driving Experience”, autódromo da Disney, um dia após sua inauguração.
Logo ao chegar, notei a ausência de meus companheiros jornalistas que também foram convidados. Dirigi-me aos diretores do autódromo que me informaram que eles já haviam partido, uma vez que a solenidade havia acontecido no dia anterior.
Surpreso, desculpei-me e lamentei o ocorrido. Nossa função seria a de dirigir um carro da NASCAR ao lado de um piloto, e dar três voltas no autódromo. Quando já me preparava para sair, um dos diretores disse-me da possibilidade de participar, sentindo a sensação de correr a 240 km/h ao lado de um piloto. Aceitei na hora o desafio. Jamais poderia perder essa oportunidade.
Após uma preparação, tive dificuldade em adentrar pela janela do bólido, assentar-me e ser praticamente “acorrentado” com cintos de segurança no banco duro e desconfortável.
Um jovem piloto entrou e assentou-se no seu cockpit, e acionou o motor. O barulho ficou ensurdecedor. Quando verificou que o giro do motor havia chegado ao ponto ideal, avançou para dentro do circuito. Mesmo amarrado, tive a sensação de ser arremessado para trás.
Foram três voltas inesquecíveis. Ao sair do carro, a dificuldade foi ainda maior. O pessoal da Disney já estava preparado para auxiliar-me e a eternizar o momento com algumas fotos.
E eu, não vendo a hora de retornar ao Brasil, e mostrar principalmente aos filhos e netos, que a profissão de jornalista não é tão fácil e tranquila como se pensa!
Viagem realizada em Fevereiro de 1996