16/04/2024 às 11h31min - Atualizada em 16/04/2024 às 11h45min
A sensação de pilotar um carro da NASCAR em Daytona Beach
Da série “Minhas loucuras como jornalista”
Por Odair Camillo - Jornalista
Fotos: Brand-News
Odair Camillo em frente ao The Hall of Fame, em Daytona Beach
Distante apenas uma hora de carro de Orlando, estou mais uma vez sendo levado pelo amigo Augusto de Barros, do “Visit Florida”, a fazer uma loucura, agora de automóvel em Daytona Beach. No entanto, fomos surpreendidos pela notícia de que o autódromo naqueles dias estava em manutenção.
Daytona Beach tornou-se mundialmente conhecida por volta de 1948, quando surgiram as corridas automobilísticas que deram origem à NASCAR e à Stock Car. Os carros corriam parte da pista na própria areia da praia de Daytona e completavam na rodovia asfaltada.
Pelo fato de não podermos dirigir no autódromo, o Departamento de Turismo da cidade colocou à nossa disposição todas as atrações interativas naquele local. Entrei primeiramente no Speedplay, um stock car. E nele me transformei num piloto de corrida, e na Acceleration Alley, que leva o piloto a uma sensação de velocidade que chega a 320 km/hora.
Em seguida, passamos para a Daytona Dream Laps (Voltas de Sonho), que é outro simulador das corridas da NASCAR. Uma sala com 32 assentos onde o visitante, durante quase 10 minutos, sente todas as sensações da corrida, dirigindo um stock car no Autódromo Internacional de Daytona.
Ao final, recebi o resultado de minha performance através de um computador com todos os dados auferidos como piloto. Seria reprovado, naturalmente. Cheguei à conclusão, no entanto, que faria muito melhor se realmente estivesse pilotando um bólido naquela pista oval, mas não seria desta vez. Infelizmente!
Viagem realizada em abril de 2002