Brand-News Publicidade 1200x90
07/05/2024 às 15h24min - Atualizada em 07/05/2024 às 15h24min

“O gaúcho é, antes de tudo, um forte!”

Por Odair Camillo - Jornalista
Foto: Reprodução Google

 
Uma das frases mais famosas da literatura brasileira foi dita por Euclides da Cunha na sua obra “Os Sertões”“O sertanejo é, antes de tudo, um forte.”
Jornalista, escritor e engenheiro, Euclides morava na época em São José do Rio Pardo (SP) quando escreveu esse livro, e trabalhava na reconstrução de uma famosa ponte da região.
O livro que tornou-o famoso, retrata entre tantas coisas a vida do sertanejo, fala sobre a terra, o homem e a sua luta para sobreviver, analisando seu modo de vida e condição social.
 
E agora, evidentemente com algumas ressalvas, resolvo comparar o matuto dos sertões nordestinos com o gaúcho das planícies banhadas por rios, em atitudes e espírito de luta, num momento tão difícil para o rio-grandense enfrentar um dos maiores desastres naturais no seu Estado.
 
Mas na verdade, não só o sertanejo, o gaúcho, mineiros e paulistas, como também a grande maioria dos brasileiros vêm, há muitos anos, sofrendo de catástrofes políticas, econômicas e ambientais protagonizadas por governos populistas que se sucedem.
 
O gaúcho, em especial, é um brasileiro com raízes estrangeiras, e que por seu trabalho e abnegação à terra que o acolheu, conseguiu transformá-la num Estado dos mais desenvolvidos de nosso país. 
 
Em minhas viagens ao sul do país - e somente em Gramado e Serra Gaúcha estive por muitas vezes - observei a personalidade forte, altiva, irreverente e guerreira de seu povo, e definida por um temperamento marcante. Pessoas que defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão.
 
No entanto, nessa hora tão difícil para nossos irmãos do Sul, acredito que eles serão ainda mais fortes para enfrentar a fúria dos céus e restaurar, o mais rápido possível, a destruição de suas propriedades e de suas belas cidades. Tenho certeza disso!
 
 



*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.