Participar de expedições arqueológicas e descobrir hábitos e costumes de civilizações antigas povoa o imaginário de muitos jovens e adultos ao redor do mundo há muito tempo. A poços-caldense Anna Ligia Vitale Lopes levou esse sonho a sério e partiu para estudar Arqueologia na prestigiada Universidade de Coimbra, em Portugal, uma das mais importantes da Europa.
Ela é filha da médica infectologista Lívia Vitale, que clinica e mora aqui em Poços há mais de 20 anos. Anna deixou por aqui sua família e mergulhou fundo em busca de se aprofundar nessa vasta área do conhecimento. Já se aproximando da conclusão de seu mestrado, foi a única estudante convidada da sua universidade para participar das escavações do sítio de Kani Shaie, no Curdistão Iraquiano, no Oriente Médio, em parceria com a Universidade de Cambridge. Ela é responsável pelos desenhos dos artefatos que saem das escavações. Seus mentores André Tomé e Tiago Costa, do CEAAP (Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Patrimônio), de Coimbra, já estão pesquisando a região há mais de 10 anos, tendo identificado ocupações do período de 4000 e 3000 a.C..
Anna Ligia e toda a equipe do projeto Kani Shaie já se encontram no sítio e os trabalhos estão avançados, devendo seguir até o final desse mês, quando retornarão para Portugal a fim de fazer um balanço de todo o material encontrado e programar um provável retorno para o ano que vem. Toda a equipe do projeto conta com a proteção das autoridades curdas e iraquianas, que garantem que os serviços sejam realizados em total segurança.