Brand-News Publicidade 1200x90
21/03/2023 às 16h08min - Atualizada em 21/03/2023 às 16h08min

Poços - Capital Nacional do Ciclismo

Adriano Mussolin – Jornalista
E-mail: [email protected] - FOTOS: Arquivo/Divulgação
c 
Poços tem todas as condições de se tornar a capital nacional do Ciclismo. Isso viria de encontro ao que nosso prefeito Sérgio Azevedo vem dizendo sobre fazer nossa cidade vir a ser referência em esportes no país.
 
Há alguns anos recebíamos as seleções de base nacionais masculinas e femininas de vôlei. Aqui encontravam uma bela rede hoteleira e ginásios perfeitos para seus treinamentos. Só pararam de vir para cá depois que a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), com apoio do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) construiu um moderno centro de preparação de atletas em Saquarema, no estado do Rio de Janeiro.
 
Poços poderia pleitear junto ao COB que algo semelhante fosse feito por aqui. Temos relevo perfeito para treinamento de ciclismo de estrada, com rodovias asfaltadas decentemente, e muitas subidas e descidas. Para o Mountain Bike, temos diversos roteiros com trilhas perfeitas, além da fantástica Rota do Vulcão (foto), recentemente inaugurada, e que vem atraindo gente de todos os cantos do país. Para o BMX, é sabido que teremos em pouco tempo uma pista de nível internacional. Temos forte tradição nessa modalidade, revelando constantemente campeões em diversas categorias. Ficaria faltando um velódromo coberto para que sejam disputadas as provas de pista. Algo não tão complicado, se pensarmos que seria um projeto de nível nacional. Na categoria Trial, já temos uma pequena pista no Parque Municipal, graças ao melhor piloto brasileiro da categoria que mora aqui, Diego Magno. Ele disputa campeonatos internacionais e mundiais e é destaque com suas peripécias em diversos meios de comunicação. Essa semana, ele está na Espanha para a disputa da Copa do Mundo de sua categoria.
 
O Brasil praticamente não tem resultados relevantes no Ciclismo olímpico e internacional, com exceção de alguns heróis como Renato Rezende, morador daqui, por sinal, que já disputou 3 Olimpíadas no BMX, e alguns outros como Rubinho Valeriano e Sherman Trezza, que também já treinaram em Poços.
 
 
 Nossa cidade tem milhares de praticantes desse esporte tão fascinante, além de uma associação de ciclistas ativa e participante, a ACPC. Nosso prefeito também já prometeu de pés juntos que terminará a ciclovia ainda esse ano, ligando a rodoviária até a Zona Sul. Antigo sonho dos ciclistas da cidade, que não se resumem apenas em atletas de final de semana. Muitas pessoas usam a bicicleta como meio de transporte, indo e voltando do trabalho diariamente em cima de suas “magrelas”.
 
Além disso, temos uma tradicionalíssima prova ciclística de rua que existe há 63 anos, a Prova da Comarca. Esse ano, o evento contou com a participação de Renan Couto e Celso Anderson, que são atletas e também narradores de Ciclismo da ESPN, canal especializado em esporte. Eles adoraram a prova e a cidade e postaram diversos vídeos e comentários falando bem da cidade.
 
Na prática, a confederação teria que fazer o velódromo, construir um centro de hospedagem e treinamento e passar a trazer as jovens promessas que surgem a cada dia Brasil afora para treinarem por aqui. Os resultados viriam em pouco tempo. Algumas doses de empenho e vontade política poderiam render ótimos frutos para o Ciclismo e, claro, para Poços de Caldas.
 
Não custa sonhar...

NOTA - Agradeço a Nice Serafini pelo apoio



CELEIRO DO CICLISMO - O atleta Nicolau H. Trevisan, ciclista por paixão, lembrou que Poços de Caldas vem se tornando um celeiro do ciclismo. Na mensagem enviada ao Brand-News, ele explica:
“A motivação inicia com os pequenos grupos de amigos que saem para explorar ora nossas montanhas pela terra, visitando nossas exuberantes cachoeiras, como fazem grupos como Os Pangarés do Pedal, Laranjas Bikers, as Xiquinhas, entre dezenas de outros. Ora pelo asfalto como Echappee, Projeto Ciclo Sport e dos meninos da Loop Ciclismo, que nesta semana representaram Poços na Volta de Goiás. Sem contar com as provas de longa distância que hoje já são uma realidade em Poços e são oficialmente homologadas pelo Audax Club Parisien.”
Ele continua: “E da diversão e lazer vão nascendo nossos atletas que vem se destacando mundo afora. Impossível não lembrar de Gijo e Buraco, pioneiros ainda em atuação, dos campeões no MTB como Rubinho Valeriano, Sherman Trezza e José Gabriel, que neste último final de semana conseguiu superar ninguém menos que o campeão mundial Henrique Avancini. Além de Renato Rezende, morador daqui, por sinal, que já disputou três Olimpíadas no BMX.”



 
 

*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.