Brand-News Publicidade 1200x90
29/11/2022 às 14h51min - Atualizada em 29/11/2022 às 14h51min

Um homem distinto

Adriano Mussolin – Jornalista
E-mail: [email protected]
Fanny e Owen com a filha Sandra, primogênita
c 
Hoje, 29 de novembro de 2022, comemora-se o centenário de nascimento do meu pai, Owen Ranieri Mussolin. Uma pessoa com uma trajetória de vida peculiar, construída à base de muito esforço pessoal e dedicação. Apesar de não ser nascido em Poços, nutria por essa cidade uma paixão muito grande e poucos sabem disso.

Ele nasceu em Santa Rosa de Viterbo, interior de São Paulo, filho de mãe italiana, Maria, e pai, filho de italianos, Emílio. Ainda muito pequeno, seus pais o levaram para morar na Itália, onde buscavam melhores condições de trabalho. O país europeu também não estava muito bem economicamente e era comandado por Benito Mussolini. Lá viveu até o começo da adolescência, quando o país já estava em vias de entrar nos conflitos da Segunda Guerra Mundial.

Voltaram e vieram morar no Ponto da Cascata. Emílio começou a trabalhar de barbeiro e Owen passou a estudar nos Irmãos Marista. Muito dedicado e centrado, ganhou diversas medalhas de destaque nos estudos, sendo considerado um dos melhores alunos da instituição da época. Autodidata, se interessou por diferentes idiomas e assuntos. Ao longo de sua vida, escreveu dicionários de temas pitorescos, como Mitologia Grega e Etrusca, Cabala, Forças Ocultas, Termos Geográficos, Personagens de Ópera, entre outros.

Ao se graduar, passou no concurso para trabalhar no Banespa (Banco do Estado de São Paulo) e circulou de trem pela região de Bauru e Pirajuí por alguns anos, sendo logo transferido para a matriz do banco, na capital paulista. Durante suas vindas para Poços, com o intuito de visitar os pais, que já tinham ido morar no centro da cidade, conheceu sua esposa, Fanny Viti. Ela, também filha de italiano, Nello, e de filha de italianos, Honorina. Casaram-se e foram morar em São Paulo. Lá nasceram 4 dos seus 5 filhos, Paula, Luciano, Adriano (eu) e Flávia. Sandra, a mais velha, veio nascer em Poços, mas logo voltou para a capital paulista. Seus 7 netos e 1 bisneta já são todos nascidos em Poços.
 
De sua experiência na Itália, Owen trouxe uma paixão forte pela música italiana, especialmente a napolitana (no final do texto, há um link para uma playlist com as músicas que ele mais gostava) e por Palavras Cruzadas. Suas músicas, ouvia sempre em alto volume e fazia questão de mostrá-las entusiasticamente aos amigos. Com apoio de dois colegas de Banespa, criou a revista de palavras cruzadas A Recreativa, em 1950, a primeira do país. Logo, ficou sozinho na empreitada e conseguiu levar sua revista a ter circulação nacional, com altas tiragens, e ainda hoje no mercado.

Assim que se aposentou, em 1971, passou a dedicar-se exclusivamente à revista e a planejar a mudança de sua família para Poços de Caldas, conforme desejo que tinha há anos. Em 1976, isso acontece, todos mudam para Poços e uma nova realidade se instala. A revista continuava ainda a ser impressa em São Paulo.
 
Owen faleceu em 2002, alguns meses antes de completar 80 anos. Ajudou muito a contribuir com a cultura de nossa cidade e com a economia também, pois além de empregar pessoas daqui, trazia a receita das vendas nacionais de suas revistas para serem investidas na cidade.
 
Sinto um orgulho grande quando converso com pessoas que o conheceram. Todos são unânimes em ressaltar sua educação, gentileza e cordialidade. Realmente, sem falsa modéstia, meu pai era uma pessoa diferenciada, com sua postura altiva e humilde. Sereno e alegre. Calmo e concentrado. Deixou muitas boas memórias e lembranças para sua família e amigos.
 
Link para a playlist com as músicas italianas preferidas por Owen: https://open.spotify.com/playlist/4RzW54s6yYrb6kHGXxKov3?si=74748d673d864632



 


*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.