02/12/2022 às 13h48min - Atualizada em 02/12/2022 às 13h48min
Teste cego de cervejas
Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected]
C
Qual é a melhor cerveja que existe? Muitas pessoas, quando ficam sabendo que sou sommelier de cervejas, me fazem essa pergunta e esperam uma resposta conclusiva. O fato é que a melhor cerveja depende de vários fatores, em especial do gosto pessoal. E ainda não encontrei melhor maneira para solucionar esse mistério do que fazer um “teste cego” de cervejas.
Mas o que é um “teste cego” de cervejas? Significa beber uma sequência de cervejas diferentes e sem saber qual é cada uma e aplicar uma nota para ver a sua classificação final. Eu costumo pedir para uma pessoa que não vai participar do teste cego colocar as cervejas nos copos, cada qual com alguma identificação; só esta pessoa saberá quais são as cervejas, e ela não pode dar nenhum spoiler. Os participantes fazem as anotações em súmulas elaboradas na hora. Esse método é interessante porque identifica não só a avaliação pessoal de cada indivíduo, mas também a média geral e a preferência da turma que participou da experiência. Eu sempre gosto de revelar os nomes das cervejas na sequência da menos para a mais bem classificada, deixando os 1º e 2º lugares para o final.
Existem inúmeras maneiras de se fazer esta deliciosa brincadeira: os copos podem ser escuros, para que nem a cor da cerveja seja identificada; cada avaliador pode dar uma nota de 0 a 5, ou de 0 a 10, ou mesmo sem nota, pela qual cada avaliador coloca as cervejas bebidas em uma classificação geral de acordo com seu gosto.
Bem, naturalmente muitos podem ter pensado em fazer a brincadeira com os olhos vendados, claro que pode, e, dá certo, mas a chance de quebrar alguns copos é grande e por fim o trabalho de se colocar e tirar a venda para marcar as notas acaba sendo muito grande. Também existe aquele teste cego em que se tenta descobrir qual cerveja está tomando, mas acreditem, dessa forma acaba não tendo tanta graça.
E como fazer a escolha das cervejas que participarão do teste cego? Uma sugestão seria que cada participante trouxesse a sua cerveja preferida para participar do teste; outra, que um sommelier de cervejas selecione rótulos de estilos ou tipos específicos, como: cervejas comuns de prateleira de supermercado (aquelas mais simples que possuem milho ou arroz em sua composição); cervejas premium; cervejas de trigo; IPAs; cervejas belgas etc.
Uma coisa eu asseguro: essa brincadeira é diversão garantida. E não raras vezes o resultado surpreende os participantes: cervejas que o pessoal achava que seriam bem avaliadas ficam para trás, ou ao contrário, o que é mais inusitado, uma cerveja considerada fraca termina bem colocada.
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores