15/12/2023 às 16h47min - Atualizada em 15/12/2023 às 16h47min
Do Copo ao Gole: canal cresce nas redes sociais e divulga para o mundo a cultura cervejeira
Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected]
Adriano Moreno, da cervejaria Gorillaz, idealizador e apresentador do canal C
Quem se liga em cervejas artesanais e outras bebidas, muito provavelmente já conhece o canal Do Copo ao Gole, porém quem ainda não conhece ou não segue, já pode ir entrando no perfil @docopoaogole em todas as redes sociais de mais alcance, de modo geral.
A ideia inicial do canal partiu do Emerson Martins, da produtora RGB Filmes, que também produz o Churrasqueadas, detentores de alguns milhões de seguidores nas redes sociais, além do No Pé do Café, considerado o maior canal específico de produtividade em cafeicultura do mundo, com alto número de seguidores. Quem também faz parte desde o começo desta iniciativa, plantando a semente junto ao Emerson, é o Adriano Moreno, aquele da cervejaria Gorillaz.
O Do Copo ao Gole estreou em maio de 2023, com a proposta de ser um canal específico de cerveja, porém, ao longo da caminhada surgiu a ideia de contemplar outras bebidas, para abranger de uma forma mais democrática, também o público mais jovem.
O idealizador e apresentador Adriano Moreno, que já é uma autoridade cervejeira na região, ficou, claro, com o mundo das cervejas, abrangendo a cultura, curiosidades e o processo de fabricação, principalmente a parte de homebrew (fabricação caseira). Já a Paula Helena (foto) ficou com o quadro que vai de encontro ao público mais jovem, falando sobre outras bebidas, drinks e receitas de modo geral, muito dinâmico e envolvente. Além deles, tem o Alan Meds, conhecido baixista da banda Lithium, que viaja pelo mundo trazendo muito conteúdo interessante, roteiros cervejeiros e alguns bem hilários sobre o mundo das bebidas, sobretudo das cervejas.
O canal está ainda no início, numa fase embrionária, todavia já apresenta bons números e um ótimo alcance nacional. No Facebook são mais de 20 mil seguidores, quase 6 mil no Instagram, milhares no TikTok, além do YouTube.
O assunto que está angariando mais seguidores atualmente é sobre cerveja caseira. No Face, há uma postagem sobre processo de carbonatação de cerveja em barril que já atinge quase 1 milhão de views; no TikTok alguns posts batem 250 mil, ou até 300 mil views, assim como no Instagram.
No mês passado, tive a oportunidade de participar e acompanhar uma cobertura do canal em Ribeirão Preto (SP), no IPA Day Brasil, onde pude ver de perto algumas pessoas reconhecendo o apresentador Adriano Moreno, citando algumas frases clichês que ele usa em seus vídeos e também pedindo para tirar foto com essa figura espontânea e carismática.
Para o leitor do Brand-News e, em especial, de nossa coluna Especial Cervejas, fica a dica para seguir @docopoaogole nas redes sociais, e desfrutar de um conteúdo excelente no entretenimento cervejeiro e de bebidas em geral que ainda vai dar o que falar no cenário nacional, assim como está sendo no mundo do churrasco e do café, elevando ainda mais nossa Poços de Caldas! C *O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores