Brand-News Publicidade 1200x90
25/11/2022 às 16h29min - Atualizada em 25/11/2022 às 16h29min

Estádios de futebol do Qatar: cultura e tradições locais

Parte 2 - Final

Por Marcelo Vasconcellos Camillo
Fotos: Reprodução Google
c
No texto de ontem falei um pouco sobre os estádios Khalifa International, Al Janoub, Al Bayt e Al Thumama. Hoje encerro essa série de quatro crônicas falando sobre os quatro restantes.
Boa sorte para nós, brasileiros, neste mundial que apenas começou!
 
Estádio 974

O Stadium 974 é todo feito de contêineres, e será desmontado após o Mundial. Com design inovador, é o único sem ar-condicionado nas arquibancadas, mas com imensos ventiladores. Ele homenageia a natureza de sua localização portuária como um centro logístico para a região. É considerado o mais sustentável da Copa do Mundo.
O número (974) faz referência à quantidade de contêineres que foram utilizados na sua estrutura e também ao código internacional de telefone +974, aquele que no Brasil é +55.
No dia 28 de novembro a Seleção Brasileira jogará contra a Suíça neste estádio, e não conseguimos os ingressos para o jogo, mas devemos ir até o local e ficaremos por ali mesmo, “assistindo” do lado de fora.
Os corredores dos anéis do estádio, atrás das arquibancadas, são todos de contêineres e foram colocados ali de maneira desuniforme - ou seja, uns maiores, outros menores, uns mais para frente que os outros, bem interessante. Mais parece que você está em um navio de carga. Os banheiros, ambulatórios, bares etc, tudo é de contêiner e cada um de uma cor.
Neste estádio vamos assistir ao nosso sexto jogo da Copa do Mundo, entre a seleção da Polônia, de Lewandovisk, versus a Seleção da Argentina, de Messi, no dia 30 de novembro, às 22h.
 
Estádio Ahmad Bin Ali


O Ahmad Bin Ali Stadium está localizado na porta de entrada para o deserto, com um exterior deslumbrante, contando a história do Qatar. Fica em Al Rayyan - uma das cidades mais históricas do país e sede do famoso time árabe Al Rayyan SC
A fachada única do local está aninhada em torno de assentos projetados de forma a permitir que os torcedores se sintam mais próximos do que nunca da ação em campo. 
O desenho do estádio e dos prédios ao redor refletem aspectos da cultura e tradições locais. “A intrincada fachada reflete as ondulações das dunas de areia, enquanto os intrincados padrões geométricos refletem a beleza do deserto, a flora e a fauna nativas, bem como o comércio local e internacional”. Assim descreveu o próprio Comitê Supremo Organizador da Copa do Mundo. Neste mesmo estádio, que sediará o nosso sétimo jogo, veremos no dia 1º de dezembro, às 18h, a partida entre o atual vice-campeão mundial, a Croácia, versus a seleção que eliminou o Brasil na Copa da Rússia (e eu estava lá em Kazan, ao vivo): a seleção da Bélgica.
Lógico que estarei torcendo para os croatas, rezando para que “Alá” mande os belgas de volta para casa, depois deste terceiro jogo deles na fase de grupo.
 
Estádio da Cidade da Educação


O Estádio da Cidade da Educação, ou Education City Stadium, é um local extraordinário. Fica na região onde se encontra a maior centro de aprendizado para estudantes e acadêmicos em todo o mundo árabe. Daí o nome, Cidade da Educação. O design ultramoderno combina perfeitamente com a arquitetura islâmica tradicional. No exterior, os triângulos criam padrões geométricos complexos, semelhantes a diamantes que brilham à medida que o sol se move no céu. À noite, um show de luzes digitais ilumina a fachada, proporcionando aos fãs uma notável performance surpresa. 
Nesta região estão muitas instalações esportivas e de lazer de primeira classe. Após o torneio, mais comodidades serão adicionadas ao recinto do estádio, mantendo os moradores e a comunidade acadêmica aptos para o futuro e estimulados fora da sala de aula.
O que eu mais queria durante esta semana que passaremos em Doha era poder visitar os camarotes de todos os estádios. Vídeos no Instagram de todos os estádios onde se pode ver todo seu interior, são impressionantes. O luxo e a riqueza estão presentes em todos os detalhes. Inclusive, logo mais abaixo, compartilho estes vídeos.
Mas, infelizmente, como somos “simples mortais” e não jorra petróleo em nosso quintal, teremos que nos contentar em ver os jogos das arquibancadas e seus corredores, que já é uma grande coisa. Veremos o nosso nono jogo da Copa no dia 02 de dezembro, às 18h, entre a seleção da Coreia do Sul versus a seleção de Portugal, de Cristiano Ronaldo.
 
Estádio Lusail


Inaugurado em setembro de 2022, o Lusail Stadium é o maior de todo o mundo árabe. Fica na cidade do mesmo nome - uma metrópole de última geração, recém-construída. Localizado onde o fundador do Qatar, Sheikh Jassim bin Mohammed Al Thani, viveu no início do século 20, é um verdadeiro testemunho de sua visão inspiradora para o país.
No mais bonito, moderno e tecnológico estádio cabem 80 mil torcedores. Fico aqui imaginando como devem ser os melhores camarotes do Lusail, que irão receber, além de autoridades, sheiks, reis e magnatas do mundo árabe.
E está reservado para o Lusail receber a grande final da Copa do Mundo, que se realizará no dia 18 de dezembro, justamente no Dia Nacional do Qatar. E como eu sempre digo que “quem faz o bem, recebe o bem”, quis o destino que o nosso décimo e último jogo da Copa do Mundo esteja marcado para o dia 2 de dezembro, às 22h, justamente entre as seleções de Camarões versus a Seleção Brasileira de Neymar e Cia. Isto sim é que é “fechar com a chave de ouro” a nossa temporada no Qatar.
O design elegante e arrojado desta arena deixará os fãs de futebol deslumbrados. “O design reflete as tigelas artesanais encontradas em todo o mundo árabe e islâmico durante a ascensão da civilização, enquanto as interações de luz refletem as lanternas fanar da região. Com o passar do tempo, o exterior dourado irá desaparecer, replicando o artesanato de metal envelhecido para criar um local vivo com caráter cultural.” Assim informa o Comitê Supremo para a Copa do Mundo.
Deve ser uma maravilha, é para nunca mais esquecer!
 
Seguem os links:
Estádio 974 - jogo n: 39 dia 30/11 quarta 22:00 hs - Polônia X Argentina
https://www.instagram.com/reel/CdgQoO8qhSN/?igshid=YWZlMWU5YjI=
 
Estádio Ahmad Bin Ali - jogo n: 41 dia 01/12 quinta 18:00 hrs - Croácia X Bélgica
https://www.instagram.com/reel/Ci2cFKwqAVy/?igshid=YWZlMWU5YjI=
 
https://www.instagram.com/reel/Cic32b-q0YB/?igshid=YWZlMWU5YjI=
 
Estádio da Cidade da Educação - jogo n: 46 dia 02/12 sexta 18:00 hs - Coreia do Sul X Portugal
https://www.instagram.com/reel/CikIssPP44C/?igshid=YWZlMWU5YjI=
 
Estádio Lusail - jogo n: 48 dia 02/12 sexta 22:00 hrs - Camarões X Brasil
https://www.instagram.com/reel/CiQU5VuKzCT/?igshid=YWZlMWU5YjI=
 
E para finalizar, o link onde é possível ver todos os estádios de uma só vez:
https://www.instagram.com/reel/Cicg66oqE1K/?igshid=YWZlMWU5YjI=

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.