Brand-News Publicidade 1200x90
10/04/2024 às 13h55min - Atualizada em 10/04/2024 às 13h55min

Expedição na Patagônia Chilena

Fonte e fotos: Marcelo Leme -@marcelofleme
Marcelo Leme tendo ao fundo as Torres del Paine, um conjunto de picos de granito localizados no Parque Nacional Torres del Paine, reconhecido pela paisagem impressionante em meio às imponentes montanhas e lagos azul-esverdeados brilhantes

 
Puerto Natales é uma pequena cidade localizada na região da Patagônia Chilena, na província de Última Esperanza. Movimentada pelo turismo, é possível ouvir os mais diferentes idiomas pelas ruas, bares e restaurantes, com pessoas usando roupas coloridas, aconchegantes e quentes, carregando mochilas e acessórios de trekking, possivelmente após um dia de trilha pelo famoso parque próximo, o deslumbrante Parque Nacional Torres del Paine. Este certamente é o destino mais procurado na região. E foi por ele que fomos até lá.
 
As Torres del Paine são um conjunto de picos de granito localizados no Parque, reconhecido pela paisagem impressionante em meio às imponentes montanhas e lagos azul-esverdeados brilhantes. Por sorte, estive por lá em um dia cuja neblina fora levada pelo vento frio, apresentando um desfiladeiro intimidador, grande vegetação que começou a ganhar cores típicas do outono, uma rica fauna com distintos cantos - cercados por pumas que, devo dizer, infelizmente não vi - e rochas ameaçadoras cobertas por gelo oriundo da neve antecipada que quis chegar dias antes.
 
O objetivo dessa trilha, obviamente, era chegar até a base das Torres, fazer a foto que todos que chegam lá fazem. Foi mesmo um dia de sorte após o perrengue típico de uma trilha bastante desafiadora. O céu estava azul e poderia se confundir com a beleza da água cintilante logo abaixo das Torres que ali se revelavam imponentes. Lá em cima, o gelo. O prenúncio do inverno que logo cairá na região impossibilitando visitas. Creio que ver esta paisagem seja algo que todo mundo deveria, em algum momento, presenciar na vida. O acesso ao parque é bastante simples. É preciso pagar uma taxa e conhecer alguns de seus principais pontos durante alguns dias.
 
Foram quase 11 horas de caminhada que, após 9h, pareciam intermináveis; e no fim o dia já se despedia com a Lua Cheia. Por lá, o sol se deita por volta de 20h. Foram cerca de 22 quilômetros que desafiaram joelhos, especialmente de alguém nada habituado a este tipo de aventura, mas foi recompensador, motivo de orgulho, como são as pequenas e grandes conquistas. O parque ainda possui outras trilhas, algumas mais longas que levam dias, como o Circuito W, que percorre interessantes pontos importantes do parque; e também o Circuito O, trilha extensa que percorre todo o parque. Não fiz estas duas.
 
O Parque Nacional Torres del Paine fica como saudade; ao final, todos pareciam ter ficado com vontade de conhecer um pouco mais dele. São tantas paisagens incríveis que é realmente difícil elencar as mais marcantes. Uma vez no carro, cansados, rumamos para Puerto Natales. Famintos, mas felizes, precisávamos mesmo celebrar o feito - para nós, foi um. Entre a variedade da culinária local, que serve carne de guanaco até centollas, com batatas fritas ou cozidas em quase todo prato, preciso destacar a oportunidade de beber uma deliciosa cerveja típica regional, produzida na bela Punta Arenas, a Austral Calafate; por um brinde às grandes memórias que levamos na vida.
 
 
Por Marcelo Leme - Roteirista de cinema, curador, enófilo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.