Brand-News Publicidade 1200x90
05/02/2024 às 16h28min - Atualizada em 05/02/2024 às 16h28min

A fofoca de Roma

Fonte e fotos: Simoni Breves Leite Maiolini - Arquiteta e urbanista
Antônio Rioba faz parte do conjunto de estátuas falantes de Veneza
c 
Cuidada e preservada, a velha Europa preserva sua história e apresenta muitas curiosidades, entre elas as estátuas falantes
 
Amigos leitores, que alegria poder compartilhar com vocês uma experiência que tive na Europa.
Quando a gente fala sobre patrimônio, estamos discutindo aquilo que é comum a mim e a você, é o que nos une como sociedade. É assim que encontrei a Europa hoje: cuidada e preservada.
 
Meu nome é Simoni Breves Leite Maiolini, sou arquiteta e urbanista, e no ano de 2023 e neste início de 2024, estive por alguns países como: Portugal, Itália, Espanha, Inglaterra, Escócia e França.
 
O que me chamou muito atenção, foi o cuidado com o patrimônio nestes países, em sua maioria estão sendo realizados trabalhos de restauração e isso mostra o cuidado com a identidade de cada local e gera uma valorização cultural. Em todos os museus e praças pude ver grupos de estudantes de todas as faixas de idade, com seus professores e aulas incentivando o cuidado com a história do local. Cultivando assim, desde pequenos, a importância da preservação do seu espaço e da sua identidade.
 
Existe um grande cuidado em obras próximas de locais históricos para não danificar ou poluir visualmente o patrimônio. A velha Europa está cada vez mais consciente de que seu passado remete à sua identidade histórica e consciência na preservação.
 
Nas viagens que faço, costumo estudar a cultura, o país e a história de cada local e procuro trazer histórias menos habituais que escutamos ao longo do tempo. Também trago muitas curiosidades.
 
“A cultura de um povo é o seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato.” (Nildo Lage)


ROMA- Em meus estudos, lia muito o termo estátuas falantes, principalmente na Itália, e pude me deparar com algumas em Veneza e Roma.
Mas, o que seria uma estátua falante? As estátuas falantes são esculturas espalhadas por toda Roma, elas possuem uma base de apoio para a escultura e nela são depositados papeizinhos onde estavam escritos algo sobre o imperador e a elite romana que o povo não concordava. Em sua maioria, era a fofoca de Roma. O papel ficava ali na base da estátua e uma pessoa passava e lia e outra passava e lia - e no fim do dia estava todo mundo sabendo o que estava acontecendo.
Um exemplo de estátua falante fica em Roma, próximo ao Museu Capitolino. Lá encontramos Madame Lucrezia, uma deusa egípcia que faz parte do conjunto de estátuas de Roma, a única que representa uma figura feminina. Encontrei também o Antônio Rioba, que se encontra em Veneza. E ainda tem uma lenda que diz que, traz sorte passar a mão no nariz da estátua. Que inclusive, o nariz até já caiu e fizeram em bronze o seu novo nariz devido a lenda.
 
NOTA - Na edição de amanhã, falarei um pouco sobre a Escócia - mais precisamente Edimburgo, considerada a cidade mais mal assombrada de toda Europa. Uma cidade que parece ter saído de um conto de fadas - foi lá que a autora de Harry Potter inspirou sua arquitetura para criar o beco diagonal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.