Brand-News Publicidade 1200x90
20/09/2022 às 16h34min - Atualizada em 20/09/2022 às 16h34min

Embarque imediato para Barcelona

Crônicas de viagem do livro "Lurdinha Camillo - Pelo Mundo"
FOTOS: Brand-News
Mosaico Miró
c 
  Bem, ganhei a viagem para Barcelona porque um dia brinquei com o Odair que precisava comprar um leque, mas tinha que ser em Barcelona. E não é que ele levou a sério?

  Daí para encaixar meu aniversário no programa, foi fácil.
  Mas tinha que ser uma surpresa para mim. E curiosa como sempre, fuça daqui, fuça dali, achei os e-mails sobre a viagem. E eu ia ficar quietinha e não colocar minha Lisboa na programação? Cidade onde eu já quase me sinto em casa?
 
  Dia marcado, embarcamos. Diferença de cinco horas de fuso horário. No hotel, um bom e relaxante banho e já saímos com um mapa e garrafinhas de água na mão.
  Alguns quarteirões e estávamos no calçadão das Ramblas, sempre no topo da lista para começar bem uns dias na belíssima Barcelona. Deu fome! Como resistir a uma paella, símbolo da gastronomia espanhola? A cerveja desceu redonda.
 
  O tempo? Um frio gostoso que fazia parte. O céu, azul de doer. E nós de novo nas Ramblas, eu à procura do Mosaico de Miró (foto) para umas fotos. Haja paciência, porque euzinha aqui queria sair “sozinha” posando no centro do piso do famoso mosaico e o movimento do vaivém é grande.
 

 
  Ali pertinho fica o Mercado da Boqueria. Fachada que chama atenção, e dentro, todas as tentações gastronômicas que se possa imaginar. Pinotxo, a tenda mais prestigiada, é o point exato para uns deliciosos tira-gostos.
  
  O entardecer percorrendo as ruelas estreitas do Bairro Gótico, é partilhar a arte e a cultura presentes entre as grandes muralhas, catedrais seculares, e em cada beco, artistas de rua interpretando operetas, violinistas, malabaristas, tudo um verdadeiro teatro a céu aberto.
 
  Se as noites eram dedicadas a bons restaurantes, como o Colon (que pertence ao Hotel, com seu ambiente retrô localizado no belo cenário da praça da Catedral, endereço que se dá para amigos que apreciam uma boa gastronomia), os dias eram para conhecer lugares como o belíssimo Museu Marítimo, com seu cenário onde nossa imaginação singra os mares a bordo da luxuosa nau em madeira trabalhada em ourivesaria por artesãos da corte.
 
  Excêntrico, audacioso e extremamente ideológico em suas formas de arquitetura, Gaudí impressiona com seu cenário irreal na Casa Milà (foto). A imponente fachada ondulada insinua a vida e o movimento da pedra. As portas de ferro forjado, cobrem a entrada como imensas teias de aranha. E os terraços em ondas, com imensas esculturas com suas famosas pastilhas coloridas, só seriam interpretadas pela visão futurista de Gaudí.
 
  Um café em grande estilo? Cafè de L´Òpera (foto). Nas paredes, espelhos bisotê, vidros jateados, iguarias finas e um clima de serenidade e elegância no ar.
  
  Como esquecer a Casa Batlló (foto), também de Gaudí, que gasta uma boa parte do nosso tempo com a arquitetura exótica, mobiliário de época e vitrais que tiram o fôlego de tanta beleza?
 
  O bonde de turismo faz sua parada em frente ao Templo da Sagrada Família (foto). Obra máxima de Gaudí, iniciada em 1883, acompanhará o gênio da arquitetura pelo resto de sua vida, financiada somente por doações de amigos.
 
  Hora de pegar o bonde e fazer uma parada no Museu Fundació Miró (foto). Espaço dos mais visitados, agrega toda a genialidade da arte catalã.
  Se comprei meus leques? Alguém duvida?
 
  Bem, e minha Lisboa? Gosto de passear pelas praças sempre apinhadas de gente, devorar pasteizinhos de Belém, subir o Morro do Chiado, ouvir ao longe alguém cantar um fado, e rezar na Igreja de Santo Antonio.
 
  Lisboa não muda nunca? E os ares inovadores e artísticos que ganham espaço por conta de artistas plásticos portugueses que andam a espalhar arte pelos bairros e centro da capital?
  O tradicional bondinho, um dos ícones de Lisboa, aparece com uma nova roupagem, com revestimento exterior em acrílico espelhado, com o Bairro da Bica refletido no Elétrico. Lindo!
   

  E das bacalhoadas, já falei? Não? Que pecado mortal! Vou dar uma dica quando você for a Lisboa. Prove o Bacalhau à Lagareiro, do Restaurante Sol Dourado, bem no centrinho. De comer ajoelhado!
 
Março 2010


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.