30/11/2021 às 15h13min - Atualizada em 30/11/2021 às 15h13min
A bela e exótica Vancouver
Crônicas de viagem do livro "Lurdinha Camillo - Pelo Mundo"
FOTOS: Brand-News
Lurdinha Camillo, ao fundo o CN Imax Theather ,
Vou contar alguma coisa sobre Vancouver.
Hospedados no alinhado Wedgewood Hotel, a convite de Joana Tsaparas, e com atenção especial por parte da simpática proprietária, tínhamos o centro da bela cidade ao nosso dispor.
Uns poucos passos e já estávamos na movimentadíssima Robson Street, com suas lojas, restaurantes e cafés ao longo da badalada avenida.
Com 25% da população de asiáticos, Vancouver é ao mesmo tempo bonita, limpa, elegante e... exótica. Tanto pela culinária, quanto pelos personagens que abarrotam as ruas. Chineses e japoneses jovens, vestindo a maluca moda de verão que já se fazia sentir por lá.
Odair, um apaixonado por trens, bondes, enfim tudo que é da família dos trilhos, descobriu onde pegávamos o Trolley Company Fridge Magnets, que faz o circuito turístico. Munidos de passaportes oferecidos pelo bureau de turismo, diariamente íamos descobrindo as belezas da cidade, que também é conhecida pela profusão de parques. Com apenas dois dólares, o turista conhece os mais belos passeios a bordo do trolley.
Com a digital, fotografei bares e restaurantes com mesinhas nas calçadas, verdade que ocupando uma área reduzida, com graciosas grades de madeira ou alumínio e jardineiras guardando as mesas sempre cheias de turistas.
Guardei as fotos para mostrar para minha amiga Maria Lúcia Mosconi, secretária municipal de Turismo, que tem entre seus projetos embelezar nosso centro. Esta aí uma oportunidade. Turistas gostam de sentar-se nos cafés para apreciar o movimento da cidade que estão visitando. Hora de entrar em acordo com os proprietários, pedindo o bom senso de todos para que seja respeitada a área exata que cabe a cada estabelecimento. Bem, mas isso é uma questão para Maria Lúcia e seu Conselho de Turismo. Só dei a dica.
Fomos conhecer o CN Imax Theather, que fica na At Canada Place, superemocionante, que leva você a viajar pelo espaço, sobrevoar o Grand Canyon e se encantar com uma verdadeira jornada nas estrelas. A Harbour Centre Tower também está entre as melhores atrações de Vancouver. Os 360º graus dão uma visão perfeita da cidade, com lojas e restaurantes, isso tudo por dez dólares. Para facilitar, fica na 555 West Hasting Street.
Se os dias são aproveitados para as compras e andar pelo centro, as noites têm o fascínio do Edgewater Casino. E quem não gosta de tentar a sorte e ganhar umas centenas de dólares?
Outra dica imperdível apreciada a bordo do trolley: o ClassicaI Chinese Garden, que merece umas boas horas, com a digital clicando todo o exotismo do jardim.
Ah! E vale também uma visitinha à Pacific Institute of Culinary, a escola para gourmets. De lá saem os mais experientes chefs de cozinha para o mundo inteiro. Fica na 1505 West Avenue.
Bem, quer mais? Comprar muito mel e chocolate, admirar as flores em todas as cores, em todos os cantos. E não está bom?
Enfim, dia de voltar. Durante o excelente voo da Air Canada, bateu um gostinho de quero mais. Afinal, o Canadá é mesmo tudo de bom!