Brand-News Publicidade 1200x90
05/05/2022 às 15h01min - Atualizada em 05/05/2022 às 15h01min

O futebol como lazer

Adriano Mussolin – Jornalista
E-mail: [email protected]
Torcida na arquibancada do Ronaldão - Foto: Reprodução Internet
C 
Existe uma forma de assistir aos jogos da Caldense no Ronaldão que é extremamente prazerosa, mesmo para quem não curte o futebol. Comum em muitos estádios Brasil afora, principalmente no interior. No caso de Poços, vem desde os tempos do Cristiano Osório, na rua Pernambuco, que era onde a Caldense mandava seus jogos até a inauguração do Estádio Municipal Ronaldo Junqueira, em 1979.
 
O segredo é não se ater apenas à parte esportiva. Observar o entorno, ficar atento às pessoas nas arquibancadas e ao movimento do público no alambrado. Claro, há os que levam tudo a sério e ficam nervosos e revoltados com passes errados, gols sofridos e resultados negativos. Até eles entram na curtição dos torcedores dessa forma de se assistir a um jogo.
 
Despidos do espírito competitivo acerbado, dá para curtir um evento único, cheio de personagens curiosos e momentos inusitados. É o esporte como diversão, uma maneira de relaxar e de conviver com pessoas que dificilmente teríamos a oportunidade de encontrar em outros lugares.

Antes de ser um evento esportivo, assistir um jogo dessa maneira no Ronaldão, por exemplo, é:
  1. Uma experiência gastronômica. Pode-se comer biju, tomar sorvete de milho verde, lambuzar-se de pipoca caramelizada e de amendoim doce. Sem contar que, até uns anos atrás, quando a cerveja era proibida em estádios, podia-se dar o azar de pedir uma cerveja sem álcool e ela ainda estar sem gelo...
  2. É uma experiência social. Encontra-se gente que não se costuma ver no dia a dia. Amigos de longa data que pouco vemos. Até mesmo conhecidos do estádio mesmo, alguns que são amigos desde os tempos das arquibancadas de madeira de Cristiano Osório...
  3. É uma experiência psicológica. Lá tem-se a oportunidade de xingar, gritar, berrar impropérios e até de aprender algumas expressões impublicáveis e que surgem espontaneamente da ótima mistura que se forma nas arquibancadas. Pode-se liberar todo o estresse e mau humor que se acumula na pesada rotina de nossas vidas.
  4. Até mesmo político pode ser. Vê-se pretensos candidatos a vereador e deputado cumprimentando até a sombra e dando tchauzinho até para boneco inflável de posto de gasolina. Inimigos políticos se abraçando e autoridades dando “carteirada” para invadir o campo e brigar com a arbitragem.
 
Acontece principalmente com os clubes mais antigos e tradicionais, como a Caldense, Vila Nova de Nova Lima, Juventus de São Paulo, Caxias do Rio Grande do Sul, Madureira do Rio de Janeiro e vários outros.

Ou seja, pura forma de lazer e diversão, como sempre deveria ser.


 


*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores 
 
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.