Brand-News Publicidade 1200x90
27/04/2023 às 16h15min - Atualizada em 27/04/2023 às 16h15min

Lugares de café - Panedota com Silvia Fernandez

Por Angela Caruso - @batomnaxicara / www.batomnaxicara.com.br
Mônica Miglioranzi Frison, Angela Caruso e Silvia Fernandez
C 
Ah, a vida das mulheres: crescerem, tornarem-se profissionais, mães, avós e serem tudo o que desejarem.
 
Lugares de café deste mês aconteceu na Panedota, primeira padaria de fermentação natural de Poços de Caldas. Reunimos duas paulistas que elegeram a cidade como lugar de morar, de ser mãe, profissional e avó: Silvia Fernandez, carinhosamente conhecida como Silvinha, avó do Pedro e da Luiza, mulher de sorriso largo e brilho no olhar que encanta onde passa e aquece o coração de quem a ouve e ganha sua companhia; e Fabia Batel de Assis, mãe da Maria e do Thomas, uma advogada cheia de meiguice que largou as ações e os tribunais para literalmente colocar a mão na massa e abrir sua própria padaria. Histórias de vida que se cruzam e que fez desta tarde um bate-papo muito maternal, uma vez que Silvia está às voltas do cuidado com a neta que acaba de nascer, e Fábia que nos recebe com o pequeno Thomas, de sete meses, no colo.
 
 
A Panedota não é apenas uma casa de pães onde você sente o aroma das iguarias saindo do forno quando passa na rua. É um lugar para entrar, sentar numa mesa no quintal, pedir um café acompanhado de um das especialidades da casa e ficar desfrutando desse momento. Um lugar para um café em grupo, uma reunião de trabalho ou para aquela fugidinha da confusão da semana para um momento de isolamento.
 

 
Há mais de sete anos, Fabia, o marido - que é especialista em café - e mais dois amigos idealizaram e criaram o Âncora, primeira cafeteria de café especial em Poços. Sem deixar a advocacia, Fabia dividia seu tempo entre a cozinha da cafeteria e as atividades no escritório, até que fez a opção de continuar advogando e deixou a cafeteria seguir nas mãos dos amigos. Entretanto, era tarde para retomar a vida de escritório, já havia sido picada pelo ‘bichicho da cozinha’ e era para lá que queria voltar. Nova tomada de decisão e mais uma virada de carreira: foi aperfeiçoar seu conhecimento sobre fermentação natural, alugou um pequeno espaço no Mercado Municipal e fez acontecer a Panedota, nome alusivo a uma loja de pães numa pequena cidade de Santa Maria de Dota, na Costa Rica: Pan de Dota.
 
A pequena padaria tornou-se grande para o espaço,  e como o universo conspira sempre a favor, uma casinha antiga, muito parecida com as de Paraty (RJ), tal qual o sonho dessa menina-padeira, surgiu para abrigar a Panedota no centro da cidade. Além dos pães de farinha branca ou integral, saem do forno diariamente outras tantas gostosuras que combinam muito bem com o café que é torrado ali mesmo, sob a supervisão de Thiago Trovo, o marido.
 


Silvinha, que já foi rainha de bloco de carnaval de Poços de Caldas, adora novidades, uma festa, estar entre amigos e principalmente com a familia. Formada em enfermagem, voltou aos estudos para concluir o mestrado e dedicar-se à vida acadêmica depois que os filhos já estavam crescidos. Foi o filho mais velho quem lhe presentou o café especial, e logo em seguida tornou-se uma das primeiras assinantes do Batom na Xícara.
 
Fazer parte do clube de assinaturas de café mudou a rotina da família, agregando um valor intangível: transformou uma bancada, entre a cozinha e sala de jantar da casa, num espaço dedicado aos encontros familiares para novas experiências sensoriais, promovidas pelos grãos de qualidade que chegam em sua casa todo mês.
 
Numa saleta logo na entrada da casinha de pães, entre cafés, pães e madeleines, histórias de vidas, sonhos, realizações e muitas trocas sobre como cuidar de bebês e o que está em voga acerca de educação das crianças, foram revelados durante a tarde outonal num momento especial entre amigas, mulheres fortes e corajosas que se empenham em fazer o seu melhor naquilo a que se dedicam fazer.
 
 
PANEDOTA
R. Barão do Campo Místico, 34 - Centro - Poços de Caldas (MG)
Aberta de segunda a sexta, das 11h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h



 
 

*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.