11/07/2024 às 15h50min - Atualizada em 11/07/2024 às 15h50min

Honey Process, quando os grãos de café lembram pé-de-moleque

Fotos: Reprodução Google

 
Poucos têm a oportunidade de estar num cafezal, mas se a ocasião surgir, aproveite para tirar uma fruta madura do pé e colocá-la na boca. Evidente que o sabor que irá sentir nada se compara ao café que você prova na xícara. Aqui é uma fruta com polpa e semente e o que você vai provar é o sabor da polpa - isto é, a parte da fruta entre a casca e a semente. É a semente, que depois de torrada, vai virar a bebida que tanto apreciamos. Entretanto, para chegar até a xícara há um longo e cuidadoso percurso pelo qual os grãos passarão a fim de causar a melhor experiência de aroma e sabor possível na boca.
 
Logo após a colheita dos frutos no ponto exato de maturação, os grãos são preparados para a etapa da secagem, iniciando o processo de beneficiamento - e é durante essa fase que o café pode ser processado de diferentes maneiras. O processo lavado, ou cereja descascada CD, é quando os grãos são completamente descascados antes da secagem, resultando em cafés mais limpos e brilhantes; enquanto que no processo natural, os grãos são secos na casca, com a polpa intacta, o que intensifica notas frutadas e fermentadas.
 
No universo dos cafés especiais, cada método de processamento é como uma arte em si mesma, moldando não apenas o sabor, mas também a essência de cada xícara. Entre os métodos mais intrigantes e celebrados está o processamento honey, que tem ganhado destaque na indústria de cafés especiais. Nesse processo, os grãos são parcialmente descascados, deixando parte da polpa (mucilagem) intacta enquanto secam. Esta mucilagem açucarada envolve os grãos, resultando em sabores distintos e complexos na bebida final.
 
O termo honey, do inglês mel, vem da viscosidade e do tom dourado da mucilagem que permanece nos grãos durante o processo de secagem ao sol. No terreiro suspenso podemos observar abelhinhas sobrevoando os grãos, um forte aroma melado e a aparência do doce pé-de-moleque. 
 
A escolha do método de processamento influencia diretamente o perfil de sabor do café, permitindo aos apreciadores explorar, também, uma variedade de notas aromáticas. Comparado aos métodos tradicionais, como o lavado e o natural, o honey oferece uma experiência sensorial única, pois combina características desses dois métodos, proporcionando uma acidez equilibrada, corpo cremoso e notas de frutas maduras e mel.
 
Na sua próxima ida a uma cafeteria especializada, busque um ‘café honey’ e viva mais essa experiência.
 
 
 
 


 
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.