Brand-News Publicidade 1200x90
13/04/2023 às 15h33min - Atualizada em 13/04/2023 às 15h33min

Moca, a mutação de um fruto, um café raro

Por Angela Caruso - @batomnaxicara / www.batomnaxicara.com.br
C 
No mundo do café, cada dia é um novo dia, um novo sabor, um novo desafio... uma nova descoberta. Mistérios da mãe natureza que vão sendo desvendados por pesquisadores e produtores.
 
O café é o fruto do cafeeiro cuja genética é formada por uma casca externa, polpa, mucilagem (camada gelatinosa), uma cobertura chamada de pergaminho (endocarpo) que, finalmente, envolve o grão composto de duas sementes. Foi durante o beneficiamento de cafés especiais que se identificou grãos que não apresentavam duas sementes como normalmente acontece, sendo considerado um defeito no café quando feita avaliação de qualidade. Felizmente, um belo dia, alguém resolveu juntar os grãozinhos desvalorizados, secar, torrar, moer, coar e degustar, descobrindo que tais grãos também possuem potencial de bebida, resultando num café encorpado e doce.
 
Batizado de Café Moca (ou Peaberry ou Moquinha), que não deve ser confundido com o café feito na cafeteira italiana - Moka, o fruto sofre uma mutação natural, desenvolvendo um único grão em formato arredondado. Graças à curiosidade dos especialistas, pesquisas levaram à descoberta de maior concentração de açúcar nesses raros grãozinhos, resultando numa bebida de sabor apreciável.
 
Como não existe um pé de café que produza apenas grãos “moca”, eles podem estar presentes em qualquer planta de café. É preciso separá-los dos outros grãos, o que implica em um trabalhoso processo de seleção para se obter uma saca. Como é um café especial, o Moquinha apresenta características sensoriais também.
 
Apenas 5% do café mundial nasce dessa forma. Portanto, geram microlotes e edições especiais que são encontrados em casas especializadas ou clube de assinaturas de cafés especiais como o Batom na Xícara (@batomnaxicara).
 
Para quem ainda não experimentou, fica a dica do Batom!
 
 

 
 

*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.