O chamado Circuito das Águas Paulista tem surpreendido quando o assunto é café especial e cafeterias diferenciadas. Recentemente, viajando pela região, descobrimos numa busca rápida pela internet, o Nossa Casa Café, no centro de Amparo (SP).
Estacionamos o carro em frente à pequena fachada do antigo edifício que abriga a cafeteria. Apesar do calor de mais de 30 graus lá fora, em pleno final de tarde de verão, lá dentro encontramos um clima agradável, boa música, decoração aconchegante alusiva ao café, com poltronas antigas revestidas de sacarias organizadas a formar pequenas saletas; mesas e cadeiras com o mesmo charme e o balcão, onde escolhemos nos acomodar.
No menu, sugestões de lanches e bebidas como qualquer lanchonete, o que nos deixou um pouco confusos: será que nos enganamos e só tem café espresso? Para nossa surpresa, na página seguinte do cardápio, era possível escolher alguns métodos de preparo. E, sobre os grãos disponíveis, a mensagem: “Consulte-nos!”.
Consultar sobre o café que está sendo servido é uma jornada que pode render horas de boa conversa ou uma resposta curta e seca do tipo: “servimos o café da casa!”, o que significa que o atendente não tem a menor ideia da origem daquele grão. Felizmente não era o caso: o simpático proprietário se aproximou sorridente e comentou que havia três grãos disponíveis naquele dia. Questionou nossa preferência quanto ao perfil do café e nos convenceu a provarmos um Catuaí Amarelo, produzido em Alfenas (MG), com sensorial de azeite, frutas amarelas, finalizando com a refrescância de hortelã. Um café dos deuses, filtrado na V60!
Enquanto aguardávamos nosso café, observamos, no fundo do salão, uma sala separada por vidro dando vistas a um belíssimo torrador, responsável, como soubemos depois, pelas torras semanais, oferecendo aos coffee lovers cafés de alta pontuação SCA e perfis muito peculiares.
Ficamos ali com nossas xícaras de café degustando devagarinho, como tem que ser. Afinal, é preciso conexão, fechar os olhos, sentir cada nota... Deixar o tempo passar como em câmera lenta... sem pressa! Voltamos à realidade, quando Marcelo, o proprietário nos perguntou: “Gostaram?”.
Vanessa e Marcelo Pazinatto são médicos veterinários. Um belo dia, por falta de encontrar um bom café para se tomar na cidade onde vivem, resolveram investir numa cafeteria com foco na qualidade. Tarefa árdua, pois qualidade exige preço mais elevado e paladar requintado. Era preciso conquistar o gosto dos clientes e deixá-los “mal acostumados” com um café diferenciado. O casal se dispôs a estudar muito e, assim, Marcelo foi deixando aos poucos a clínica em segundo, terceiro... até que o plano foi dedicação total ao café. Vanessa seguiu seu caminho!
Autodidata, Marcelo comprou um torrador e foi descobrindo por ensaio e erro a arte da torra e hoje é o torrador responsável pelos grãos da Fazenda Daterra, em Patrocinio, no Cerrado Mineiro, que coleciona certificações importantes quando o assunto é sustentabilidade, além de ser considerada a fazenda mais sustentável do Brasil. Fazer parte dessa equipe e ser parceiro na torra dos blends não é para qualquer um!
Nem precisamos dizer que engatamos num papo de umas duas horas. A loja já estava fechando e nós sem vontade de sair. É um prazer inenarrável quando encontramos pessoas que estão na mesma sintonia que a nossa. Gente sorridente, gentil, bem-humorada. Fomos revelando nossas histórias com o café, o conhecimento adquirido, nossas percepções sobre esse mundo mágico que aproxima, unem, reúne... Encontramos pontos comuns quando falamos de cafés encapsulados e a tendência dos drip coffees. Dos cafés fermentados, do mercado interno, da alta dos preços, de aventuras em cafeterias e dos desejos de quem trabalha nesse mundo apaixonante do café.
A novidade é que a partir de março, o modelo lanchonete está sendo substituído por uma casa dedicada totalmente ao café num novo endereço. A proposta é ser um espaço não apenas de degustação, mas de aprendizado, oferecendo workshops, palestras, discussões sobre o mundo maravilhoso do café de qualidade. Um lugar para estar, apreciar e degustar sem pressa. Nas poltronas da sala de estar, pegar um livro e tirar alguns minutos para relaxar. Como todos são muito bem-vindos, o casal reservou uma bancada especialmente equipada para quem precisa trabalhar. Mas claro, em qualquer situação, uma boa xicara do melhor café. Assim, o sonho e o propósito iniciado a duras penas em 2002 tornam-se uma realidade. Foram anos educando uma população para o café especial e que hoje colhe bons frutos.
Era preciso ir embora, porque o expediente da casa havia encerrado. Uma parada que resultou em novas amizades e quiçá, alguma parceria.
A sugestão deixada aqui, caro leitor, é fazer um passeio nessa região. Amparo e arredores oferecem muitos atrativos não só relacionados ao café. Entretanto, passando pela cidade, não deixe de tomar um café torrado especialmente por esse casal que merece todo nosso respeito. Visite a Nossa Casa Café e sinta-se em casa, no mínimo na casa de bons amigos.
NCC - Nossa Casa Café
Rua Carlos Cassiano, 71 - Bairro: Ribeirão - Amparo (SP)
@nossacasacafe
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores