Lugares de Café: Mantissa com Marcela Vaiso
19/12/2024 15h05 - Atualizado há 1 mês
O encontro reuniu Angela Caruso, Cláudia Camillo Prieto, Marcela Vaiso, Natalia Vanni Bertoni e Mônica Miglioranzi Frison
Ao completar 100 anos da fundação da Casa Bancária Moreira Salles, a primeira agência Unibanco do país, império construído por Walther Moreira Salles, o edifício icônico na esquina das ruas Assis Fiqueiredo com Prefeito Chagas, se rende ao café de qualidade. A construção toda em mármore e granito, é formada por três blocos superpostos com um detalhe peculiar: sem janelas, a iluminação feita através de vidros instalados estrategicamente no teto. O edifício da agencia bancária, hoje Itaú Unibanco, tombado pelo patrimônio cultural de Poços de Caldas, quando da construção, abrigava, ainda, um apartamento para uso de Moreira Salles e um espaço para um museu.
No ano do primeiro centenário, uma porta lateral foi aberta para abrigar o mais novo Lugar de Café da cidade: Mantissa Cafeteria. O espaço cuidadosamente projetado pelas arquitetas Laís Villas Boas e Camila Cachola Matavelli, reúne sofisticação e elegância tal como as marcas que ali estão: Itaú Unibanco e Café Mantissa, empresas com histórias de sucesso, compromisso e responsabilidade com a qualidade dos serviços e bem-estar de seus clientes.
Inaugurada em meados de novembro, a charmosa cafeteria é um ambiente projetado para a imersão no mundo maravilhoso do café especial, sem interferências do ruidoso e confuso mundo exterior. Lá dentro, cores, formas, aromas e sons perfeitamente escolhidos para dar aconchego e descanso mental. Mais do que um Lugar de Café, um lugar para a prática do “ócio criativo” acompanhado de uma boa xícara. E foi ali, numa mesa reservada, sem que atrapalhasse a pausa dos clientes, que Natalia Vanni Bertoni, há três anos responsável pelo marketing da empresa, acompanhada de Camila Lopes, também do marketing, e Camila Donola, gerente da cafeteria, nos receberam para um bom papo.
Para compor a mesa, nos fazia companhia a jovem Marcela Vaiso, nossa convidada. Marcela, a moça sorriso, além de linda, aonde vai leva bom humor, delicadeza, elegância e muito carisma. A engenheira paulistana que veio para Poços de Caldas para estagiar e aqui encontrou aquele que seria seu companheiro para toda uma vida. Depois do mestrado, casou-se e adotou Poços como sua. Fez carreira acadêmica na área, chegando a ser coordenadora de curso. No entanto, foi na segunda gravidez, que tomou a decisão de mudar os planos profissionais e com todo apoio da família virou fotógrafa. Mãe, esposa, dona de casa dedicada, dotada de conhecimento cultural, habilidades de comunicação verbal e visual, juntou tudo isso para empreender na fotografia. Um trabalho que longe de ser apenas um clic que registra uma cena, Marcela se dedica a eternizar um momento. Criar memórias afetivas de pessoas num lugar, numa data especifica, num evento. Marcela tem resgatado a produção física de álbuns de família e de viagens; livros que contam histórias de vida, de pessoas e lugares que podem ser revisitados sempre que se desejar.
Para nosso encontro, Camila, a chef, que veio de Campinas para assumir a gastronomia da casa, selecionou pão de queijo recheado de pernil e pão de queijo com provolone para acompanhar o primeiro café: variedade Arara, produzido na Fazenda Mantissa, em Campestre (MG), preparado no mais novo método desenvolvido pela empresa brasileira Pressca - Fluire. Jarra, porta filtro e filtro de papel com design charmoso, proporcionam uma xícara limpa: café leve, cheio de aroma e realçando as notas sensoriais de sabor. Filtrado na mesa e servido em louças personalizadas, causou um espetáculo à parte: simplicidade, rusticidade e sofisticação que tiraram suspiros de quem adora uma mesa posta e um bom café. Perfeito para começar!
Se pudéssemos retratar visualmente este encontro, como uma fotografia que registrasse também aromas, sons e sabores, assim seria a cena: a música suave do ambiente, somado ao aroma inebriante do café incentivavam uma conversa entre amigas, que entre um gole e outro da bebida escura, naturalmente adocicada, fazia girar entre as histórias de vida e as experiências com café de cada uma, o lançamento dos novos micro e nano lotes de altíssima qualidade da Fazenda Mantissa, as emoções em fazer a transição de carreiras aos 35, 40 ou após os 50 anos, as novidades gastronômicas da cidade, viagens, desejos para o novo ano, planos, sonhos... sorrisos, amizade e muito carinho.
Um segundo café, agora um “moquinha” que harmonizou perfeitamente com bolinhos de laranja com amêndoa e limão com doce de leite e mix de castanhas (foto), foi servido quando Marcela já precisava nos deixar para ver a filha numa apresentação na escola. Uma pena! Como ela mesma revelou, é difícil estarmos juntas, pois precisamos de centenas de horas para falar tudo que temos para dizer e ouvir. O desfecho depois de muitas fotos, foram os abraços carinhosos como merecemos numa boa confraternização de final de ano. A cereja do bolo, foi receber o abraço da querida Ma, como eu carinhosamente a trato, e sua fala ao meu ouvido: ‘Muito bom e revigorante abraçar alguém da família, mesmo não sendo’.
Fechamos 2024 com chave de platina com pessoas muito especiais num Lugar de Café que já é nosso point.
Mantissa Cafeteria
Endereço: Rua Assis Figueiredo, 1103 – Centro - Poços de Caldas (MG)
(entrada principal pela rua Prefeito Chagas, ao lado do Correio)
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 19h
@cafeteriamantissa
Marcela Vaiso
www.vaisofotografia.com
@marcela.vaiso
@vaiso.fotografiadearquitetura
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
FONTE: Fotos: Brand-News/Angela Caruso