22/02/2023 às 15h55min - Atualizada em 22/02/2023 às 15h55min
Ler? Para quê?
FONTE: Imprensa Mackenzie - [email protected] - FOTO: Reprodução Google
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Leitor proficiente tem o livro como principal instrumento de aprendizagem dos diferentes saberes
Responder à pergunta tão óbvia é muito fácil, pois a leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento e à própria vida dos seres humanos, uma vez que contém uma herança cultural registrada pela escrita, o que faz com que nos situemos no mundo e nos relacionemos com os outros, com o objetivo de pertencimento e de mudança.
Por meio dos livros, desenvolvemos uma consciência crítica para nos localizarmos melhor em cada uma das situações em que estivermos inseridos, seja eles em papel, sejam digitais. Sempre buscamos ampliar nossos conhecimentos, considerando que o livro em papel sempre tem uma atenção especial por trazer a tradição em um lugar na estante. Buscamos os livros nas livrarias que cada vez mais se apresentam locais aprazíveis para que nos sentemos e escolhamos os livros que mais nos agradarem naquele momento de prazer, pelo contato com os mais variados livros e pelo encontro com tantos outros leitores.
A escola, seja em que nível for - educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior - facilita-nos a aprendizagem para criarmos, transmitirmos e transformarmos a sociedade. Lendo, adquirimos diferentes pontos de vista, alargando nossos horizontes, nossas experiências, ampliando as possibilidades de sermos mais originais e autênticos, por selecionarmos e combinarmos momentos relevantes da leitura com outros vividos que nos trazem emoções, equilíbrio, intenções, tudo para esclarecer o significado de um texto.
Pensando no grande educador Paulo Freire, vem-nos sua afirmação de que a leitura do mundo antecede a leitura da palavra, pois a relação entre nosso contexto e o texto acresce sempre às nossas vivências, levando-nos a compreender, no livro lido, saberes que nos trazem conhecimentos práticos, sociais, políticos, tecnológicos.
Nossa memória guarda experiências mais remotas de todas as fases de nossa vida (infância, adolescência, juventude, maturidade) que serão relacionadas com nossa leitura crítica, colaborando com nossa vida de leitor crítico, envolvido social e politicamente com as informações recebidas dos meios de comunicação, do ambiente social e familiar, deixando-nos mais conhecedores das oportunidades da vida.
Leitura, livros, livrarias, leitores! E a pergunta “Ler? Para quê?” está respondida: lemos para nos desenvolvermos, crescermos como seres humanos opinativos atuantes em nossa sociedade tão necessitada de leitores críticos, agentes de sua aprendizagem contínua.
Por Neusa Barbosa Bastos - Professora do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e especialista em Língua Portuguesa e Linguística