Brand-News Publicidade 1200x90
29/12/2022 às 15h21min - Atualizada em 29/12/2022 às 15h21min

A grande festa que é Paris

Por Odair Camillo - Jornalista
c 
Quando li “Paris é uma festa”, do escritor americano Ernest Hemingway, jamais poderia imaginar que um dia tivesse a oportunidade de sentar-me à uma das mesas do Les Deux Magots com minha esposa Lurdinha, onde ele e outros famosos escritores também moradores da Cidade Luz, como F.Scott Fitzgerald, Ezra Pound e James Joyce se reuniam para degustar um café com alguns biscuits, discutindo literatura e assuntos locais.
 
Hemingway passava toda a manhã sentado, observando a charmosa e louca Paris dos anos 20 e escrevendo o que lhe conviesse.
A cidade deu-lhe nova dimensão do humano e maior sensibilidade. Após ter escrito esse livro, ele restaurou durante algum tempo a felicidade perdida e o gosto da juventude vividos naquela época.
 
A oportunidade de vivenciar aquele bonito lugar de Montparnasse surgiu quando aceitei o convite da amiga Cecile Siraut, empresária francesa, para hospedarmos em seu hotel Acacias Saint Germain, na rue de Rennes, no coração de Paris.
 
Eu e Lurdinha fomos recebidos por ela não só como hóspedes mas, e principalmente, amigos, pois ela própria cuidava do empreendimento, num ambiente descontraído e familiar.
 
Alojados no terceiro andar do prédio histórico datado de 1856, da janela de nosso apartamento assistíamos a toda a movimentação de Montparnasse, local preferido pelos turistas e pelos próprios parisienses que procuravam bons restaurantes e lojas de grife, assim como tínhamos uma visão da famosa Gare e da enorme Torre, odiada pelos parisienses.
 
Logo pela manhã do dia seguinte, caminhando avenida abaixo, chegamos ao Les Deux Magots, com seu toldo branco e uma faixa verde, protegendo seus clientes sentados em confortáveis cadeiras de vime colocadas sobre a calçada.
Conseguimos uma mesa e, por quase uma hora, degustamos lentamente o famoso café. E eu, que sonhara com aquele momento, também apreciava atentamente, como o famoso escritor, a grande festa que é Paris...
 
Novembro 2006
Do livro “Memórias de um jornalista globetrotter”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.