Brand-News Publicidade 1200x90
05/07/2022 às 16h21min - Atualizada em 05/07/2022 às 16h21min

Escolha de cosméticos seguros

Parte 3

Cabeleireiro, Visagista, Tricologista e Colorista - Studio JG Visagismo
Whats: (35) 9 9127-4885
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google
v 
O BOOM DOS COSMÉTICOS ECOLÓGICOS
O desejo por produtos conectados com o novo momento provocou uma verdadeira revolução da beleza. O início foi tímido, com linhas naturais exclusivas e com edição limitada. As principais marcas tinham receio de investir nesse segmento, já que a grande maioria considerava produtos ecológicos pouco eficazes, em comparação com os de composição sintética.
Isso logo foi desmistificado, quando se percebeu os resultados na pele e nos cabelos. Esses produtos apresentavam poucos petrolatos, parabenos e sulfatos. Os benefícios foram reais e não ilusórios.
A demanda cresceu, mas a cadeia produtiva não estava preparada para absorvê-la. Por esse motivo, demorou um pouco para que cosméticos ecológicos se tornassem linhas permanentes, e não mais limitadas.
O marketing percebeu que o mercado de beleza se tornou “verde”, e passou a segmentar a classificação desses produtos. De ecológicos passaram a ser naturais, orgânicos ou veganos.
 
Produtos naturais, orgânicos e veganos. Qual a diferença?
 
Lembra quando falamos da Anvisa? Como foi dito, é ela quem registra e autoriza a comercialização de produtos de beleza no Brasil. Infelizmente, não há uma regulamentação nacional específica para cosméticos naturais. Eles são regidos pelas mesmas regras que os cosméticos fabricados com substâncias artificiais.
Entretanto, existem selos particulares e internacionais que certificam se um determinado produto é natural, orgânico ou vegano. O problema atual é que cada selo tem critérios próprios específicos. Isso dificulta uma padronização.
Independente das porcentagens mínimas que cada selo exige dentro uma categoria, é interessante que você conheça o conceito de cada uma.
 
. COSMÉTICOS NATURAIS
Produtos classificados como naturais possuem pouca ou nenhuma substância sintetizada em laboratório. Para entrar nessa classificação, os produtos precisam de uma porcentagem mínima exigida de substâncias naturais. Essas podem ser de origem animal, vegetal, mineral ou marinha.
 
. COSMÉTICOS ORGÂNICOS
Nem todos os produtos naturais são orgânicos, mas todos produtos orgânicos são naturais. Para entrar na classificação, a produção das substâncias naturais deve vir de fazendas certificadas. Da mesma forma que os produtos naturais, a porcentagem mínima depende da certificação ou de um selo a ser consultado.
 
. COSMÉTICOS VEGANOS
Aqui as regras são mais rígidas. Substâncias que não são de origem vegetal são proibidas, assim como os produtos que passam por testes realizados em animais.


 


*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.