Brand-News Publicidade 1200x90
31/05/2022 às 16h35min - Atualizada em 31/05/2022 às 16h35min

Dia da Ecologia e Meio Ambiente: comemorar ou conscientizar?

FONTE: Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie - FOTO: Reprodução Google
C
Derivada das palavras gregas oikos, que significa casa, e logos, que significa estudo, a ecologia pode ser entendida como o estudo da casa. Mas qual casa? A casa onde moramos, é claro. Especificamente, o planeta Terra, a casa de todos nós.

A palavra “ecologia”, na pronúncia de leigos modistas, pode ser entendida como um termo do momento para se referir a algo atual e bem-visto, por exemplo, “este é um produto ecológico”, ou uma expressão um pouco mais esquisita: “isto está de acordo com a ecologia”.

Não distante, o tema “Meio Ambiente”, quando lembrado por algumas pessoas, imediatamente é associado a uma arara azul, à Amazônia ou algum dos polos, sul ou norte. Porém, em ambas, descrevemos onde estamos, ou seja, o estudo dos lugares que frequentamos, seja dentro de um prédio, na rua ou numa floresta.

Termos um dia para comemorar a ecologia e o meio ambiente é importante, mas o tempo de celebrarmos tais datas, na realidade, são todos os dias, pois nenhuma pessoa que mora neste planeta, exceto algum astronauta em viagem, deixa de estar no seu Meio Ambiente, que é o lugar onde moramos, trabalhamos, passeamos, em resumo, onde vivemos.

Então, a importância da palavra “Ecologia” e de sua ciência são cruciais, pois buscam compreender onde estamos e as nossas interações enquanto seres humanos e outros seres vivos (animais ou vegetais) com os locais em que estamos inseridos.

O problema ambiental que temos vivido mais intensamente é fruto de não termos dado a atenção devida à ecologia, que indicava, há muito tempo, a tendência de que tudo o que está acontecendo agora não está tão ao nosso controle como se previa.

Gostaria de lembrar que nosso meio ambiente é um sistema fechado, ou seja, “daqui não sai nada”. Exemplo, o infeliz comentário “a água vai acabar um dia”. É uma expressão que nos leva ao engano, pois não tem como a água sair do planeta. O que estamos fazendo é sujando-a. Com isso, teremos de procurá-la cada vez mais longe, ou pior, limpá-la para podermos fazer seu reuso. Isso quando possível, uma vez que existem resíduos que nem a tecnologia mais avançada conseguiria eliminar.

Lamento não citar com ênfase que estamos comemorando o Dia da Ecologia e do Meio ambiente. Como tentei mostrar, a palavra “ecologia” está distorcida de seu real sentido. Já o meio ambiente parece que só é longe de onde moramos, nunca na frente da nossa casa, dentro dela, ou logo abaixo de nossos pés.
 
Precisamos dar o devido valor à ecologia para podermos usufruir do meio ambiente da maneira como cita o artigo 225 da nossa Carta Magna, considerando que tais cuidados são obrigação tanto do governo como da sociedade. Portanto, cuidemos de nossa casa maior.
 
Por Rogério Ap. Machado - Docente de Química e Meio Ambiente na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e doutorando em Saúde Pública pela USP

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.