Brand-News Publicidade 1200x90
20/01/2022 às 16h45min - Atualizada em 20/01/2022 às 16h45min

Rosas e espinhos

Há muito da história que se perde por falta de documentos ou testemunhas que se transformam em lendas urbanas e depois caem no esquecimento, representando prejuízo para a história e para a cidade.
É por tal motivo que muitas vezes volto a determinados assuntos para que mais pessoas saibam sobre alguns temas ou fatos, aproveitando que há pessoas ainda vivas que participaram do processo.
 
A escultura Rosas e Espinhos, que está no hall das Thermas Antonio Carlos, em Poços de Caldas, é um dos assuntos, principalmente com as propostas de se vender tal balneário.
A escultura não pertence ao governo de Minas, mas sim à cidade.
Foi recuperada através de um programa de televisão chamado “Poços Especial”, que tratava de temas sobre a história da cidade. Era apresentado por Rovilson Alves.
Sempre nos envolvíamos com a pauta. Ao descobrirmos que a família do escultor Giulio Starace, que também esculpiu a Fonte dos Amores e o monumento Minas ao Brasil, morava em Espirito Santo do Pinhal, pautamos uma grande entrevista e também uma exposição de obras do artista italiano. Tal evento ocorreu nas Thermas, cujo hall passou a ter seu nome, Giulio Starace. Foi o tal programa que conseguiu trazer para Poços a bela escultura, que foi doada para a cidade. Note que na placa instalada no hall das Thermas há uma citação: “Doada pelo programa Poços Especial.”
É bom, por se tratar de uma história recente, que as autoridades municipais busquem tais documentos de doação para que a obra de arte não se perca com uma possível venda do prédio - que, aliás, nunca deveria acontecer. Penso que as Thermas, Palace Hotel e Palace Casino teriam que ser revertidos pelo estado para Poços de Caldas, e que as autoridades fossem competentes para que tais bens fossem conservados e lucrativos para o município. Nada utópico, basta competência e compromisso para com a cidade.
 
Por Roberto Tereziano - Jornalista



 

*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.