Brand-News Publicidade 1200x90
25/11/2021 às 14h33min - Atualizada em 25/11/2021 às 14h33min

Por que cortar os cabelos regularmente

Cabeleireiro, Visagista, Tricologista e Colorista - Studio JG Visagismo
Whats: (35) 9 9127-4885
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Pexels

Apesar da recomendação dos cabeleireiros para aparar as pontas dos fios regularmente, muitas pessoas evitam o máximo possível ter que ir ao salão de beleza para cortar o cabelo, especialmente as que estão tentando fazer o cabelo crescer. No entanto, esse hábito traz muitos benefícios para a fibra capilar, evitando e remediando incômodos comuns como pontas duplas, quebra de cabelo e falta de volume. Para te convencer a agendar sua próxima visita ao cabeleireiro, reuni motivos para aparar as pontas do cabelo regularmente. Confira!
 
1) REMOVER PONTAS DUPLAS DO CABELO
O cabelo com pontas duplas é o principal sinal de que é hora de aparar os fios. As pontas duplas surgem quando os fios estão muito enfraquecidos e começam a se dividir como galhos, formando ramificações nas pontas. A tendência é que esse efeito suba para o comprimento se as pontas não forem cortadas e tratadas regularmente, então não espere tempo demais para ir ao salão de beleza. Se programe para visitar o cabeleireiro pelo menos uma vez a cada quatro meses, mesmo se estiver deixando o cabelo crescer. Uma boa opção é a perfilarem, que pode ser realizada a cada 2 meses, onde retira-se as pontas duplas sem alterar o comprimento dos fios.
 
2) DIMINUIR A QUEBRA DE CABELO
Ficar muito tempo sem cortar o cabelo é uma as principais causas da quebra dos fios por causa do enfraquecimento das pontas. Elas são a parte mais antiga das madeixas, por isso são também a área que acumula mais danos e sensibilidade. Com o passar do tempo, a tendência é que fiquem cada vez menos resistentes e tenham dificuldade de reter nutrientes e proteína em sua estrutura. O próximo estágio do quadro é a quebra, quando os fios se partem no ponto mais fraco. Aparando o cabelo regularmente, as pontas nunca vão chegar nesse nível de dano e estarão sempre mais saudáveis, o que reduz imediatamente a quebra. É esse cuidado contínuo que não apenas evita as pontas duplas como também mantém o cabelo com um todo mais saudável.
 
3) MANTER O CORTE DE CABELO EM DIA
Alguns cortes de cabelo precisam de mais manutenção do que outros - como os modelos assimétricos, franjas e cortes curtos em geral -, em que o crescimento dos fios fica visível mais rápido. Nesses casos, o ideal é ir ao salão a cada 6-8 semanas para manter o modelo em dia. Nos cabelos longos ou com corte em camadas a durabilidade é maior, mas mesmo assim os experts recomendam aguardar no máximo 3-4 meses para aparar as pontas e revitalizar o visual. Assim, você mantém o cabelo sempre bonito e saudável, em vez de esperar as pontas ficarem danificadas ou os fios crescerem além do desejado para arrumá-los novamente.
 
4) VALORIZAR O CABELO FINO COM EFEITO ENCORPADO
Um benefício de cortar os fios regularmente especialmente para quem tem cabelo fino é dar um efeito mais encorpado às madeixas. O cabelo que é naturalmente fino, que está sofrendo afinamento ou que tem perda de densidade capilar - termo referente à quantidade de fios por cm² do couro cabeludo - tende a ficar com as pontas ralas e sem vida. Cortando as madeixas regularmente, de preferência com um corte reto, você consegue criar a ilusão de um cabelo mais encorpado e saudável.
 
5) FACILITAR A HORA DE DESEMBARAÇAR E FINALIZAR O CABELO
As pontas secas e sem corte há muito tempo embolam com facilidade, tornando o processo de desembaraçar os fios mais demorado - e aumentando o risco dos fios quebrarem quando ficam presos no pente ou na escova. Usar um leave-in hidratante facilita um pouco esse processo, ajudando o pente a deslizar mais suavemente entre as mechas, mas a melhor forma de lidar a situação é cortar as pontas regularmente e manter uma rotina de tratamentos contínua, caprichando na hidratação capilar. Assim, as pontas nunca chegam nesse nível de ressecamento e as madeixas se mantêm sempre sedosas e saudáveis.
 
Pare, pense, converse com o profissional e decida!




*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.