16/11/2021 às 15h17min - Atualizada em 16/11/2021 às 15h17min

5 dicas para cuidar dos cabelos cacheados e crespos em casa e ter um resultado de salão!

Cabeleireiro, Visagista, Tricologista e Colorista - Studio JG Visagismo
Whats: (35) 9 9127-4885
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google

Quem tem cabelo cacheado ou crespo precisa seguir uma rotina de cuidados intensos para que os cachos estejam sempre saudáveis e bem tratados. Mas, mesmo com tudo isso, engana-se quem pensa que, para cuidar deles, é preciso passar horas no salão de cabeleireiro: seguindo algumas dicas específicas, dá para exibir madeixas incríveis fazendo tratamentos na sua própria casa. Confira quais são elas.
 
1 - Investir em hidratações semanais 
Uma característica comum dos cabelos cacheados e crespos é o ressecamento nas pontas. Isso acontece porque seu formato espiralado impede que a oleosidade da raiz chegue até o comprimento e o final dos fios, causando, assim, o aspecto mais seco. Por isso, a dica principal para exibir madeixas bonitas e bem tratadas é investir em uma rotina de hidratações toda semana.
Para quem consegue reservar três dias para dar uma atenção a mais aos fios, a dica é combinar a hidratação com nutrições e reconstruções e fazer o conhecido cronograma capilar; já para aquelas que têm o dia a dia mais corrido, o ideal é reservar, pelo menos, uma ou duas vezes na semana para fazer o tratamento, ainda que seja no próprio banho. O tricologista pode orientar neste sentido.
 
2 - Adicionar a umectação na rotina 
Além da hidratação - de banho ou mais detalhada -, outro cuidado importante para as donas de fios cacheados e crespos é a umectação. Esta técnica consiste em aplicar cremes específicos diariamente. Nesta hora é muito importante a indicação de um profissional.
 
3 - Usar um shampoo menos agressivo
Na hora de lavar os cachos, também é preciso tomar alguns cuidados com a escolha do shampoo. Para não piorar o ressecamento, uma dica importante é priorizar produtos que contem com fórmulas menos agressivas - ou seja, que promovam a limpeza necessária sem retirar a oleosidade natural do couro cabeludo. Além disso, também vale evitar a lavagem diária, já que os cabelos cacheados e crespos não costumam acumular oleosidade e podem ser limpos em dias alternados sem sofrer com o incômodo no couro cabeludo e o aspecto ensebado. Pode-se usar shampoo micelar, devido sua capacidade de limpar sem abrir demasiadamente as cutículas.
 
4 - Usar um finalizador que garanta um bom day after
Para conseguir cachos bonitos na finalização, além de escolher a técnica que mais atende suas necessidades - fitagem, plopping ou dedoliss, por exemplo -, é preciso escolher com cuidado o creme de pentear. Como os fios crespos e cacheados não são lavados todos os dias, o segredo para deixá-los intactos até a próxima lavagem é preferir produtos que consigam garantir a hidratação e definição necessárias para resistir ao longo dos dias. 
Por isso, antes de escolher um finalizador para chamar de seu, procure saber o tipo do seu cabelo. Novamente a orientação do profissional tricologista pode ajudar na escolha do produto certo.
 
5 - Ter uma misturinha no borrifador para revitalizar os cachos 
Mesmo usando o creme e a finalização correta, em algumas ocasiões pode acontecer de os cachos amanhecerem desarrumados. Quando isso acontece no dia da lavagem, basta entrar no chuveiro e pentear tudo novamente; mas, quando não é, o que fazer? É simples: para continuar com os cachos bonitos sem precisar atrapalhar sua rotina, a dica é ter uma misturinha no borrifador para revitalizar apenas as partes comprometidas. 
Nesse truque, uma boa dica para não deixar os fios com excesso de produtos é misturar um leave-in mais leve com um pouco de água e, ainda, um componente que ajude a hidratar e resolver o frizz.
 
Cabelos cacheados, tratados e saudáveis acrescentam muito à sua imagem e reforçam suas características naturais.




*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp