Quando o assunto é café, será que todo mundo conhece um pé de café? Que há diferentes espécies e variedades da planta? Sabe distinguir os grãos verdes processados pela via seca ou descascados? E na xícara é capaz de perceber as nuances de sabor num café preparado em métodos diferentes?
Foram essas questões que motivaram a inquieta Gabriela Dias para mais um novo projeto na Fazenda Irarema: Café, Aromas e Histórias - um tour pelo mundo do café num ambiente de muito aconchego.
Gabriela tem sangue empreendedor, como toda família Carvalho Dias. Nascida em Poços de Caldas, foi estudar Relações Internacionais no Rio de Janeiro. Na cidade carioca, morou com a tia, empreendedora no ramo de eventos, com quem passou a trabalhar para ajudar nas próprias despesas. Motivada com as atividades e o envolvimento com o público, criou sua própria empresa de eventos logo após a formatura. Nesse período, seus pais adquiriram a Fazenda Irarema, que no passado era propriedade dos Carvalho Dias, mas estava sob posse de um investidor estrangeiro. Adquirida a fazenda, sonho de Monica, mãe de Gabriela, a família se mudou para lá com um propósito de, além de revitalizar a lavoura de café, tornar a propriedade autossustentável com plantio de oliveiras e um projeto de turismo rural, abrindo a fazenda para visitação. Foi a deixa para voltar a Poços e se juntar à família na fazenda. Ela é responsável por todo atrativo gastronômico da Fazenda: brunch, piquenique e cafeteria. Formou uma equipe competentíssima, com foco na qualidade, no bem atender e servir com beleza e sofisticação, apesar da rusticidade do ambiente. O Tour do Café é um resgate à origem da fazenda que sempre foi produtora de café.
O silêncio do campo, ajustado com o canto dos pássaros, o ruído do vento suave entre as folhagens da vegetação, o brilho do sol na tarde de outono, as flores de cores vivas, foi o cartão de boas-vindas arrematado com o abraço de Gabriela. A sensação de acolhimento de amigas que não se viam há anos, mas na verdade o grupo estava só se conhecendo.
Conosco, Karen Venturelli, artista plástica paulista que ama Poços de Caldas e pede licença para se apresentar como filha desta terra. Formada em Arquitetura, mas, pouco inclinada a fazer carreira na área, ao término da faculdade resolveu romper as fronteiras e conhecer o mundo. Estudou e trabalhou na Itália, Grécia e conheceu sua origem alemã. De volta ao Brasil, foi assumindo a fazenda de café e os empreendimentos da família, ao mesmo tempo que sentia uma profunda necessidade de desenhar, e desenhar e desenhar. A vida foi lhe oferecendo dolorosos desafios, ao mesmo tempo que lhe indicava a arte como escape e cura. Mãe de Théo, um lindo adolescente de 16 anos, tem uma empresa de Designer de Superfície, além de se dedicar à pintura. Hoje, suas obras ocupam as paredes de casas, hotéis, e tantas outras na cidade, no país e no mundo. Outra paixão de Karen é a música, uma influência do pai que era médico. Karen toca pandeiro onde é convidada a tocar, sua timidez foi vencida e ela se diverte com as oportunidades para apresentar seu talento como pandeirista. Tornou-se amiga de um músico importante, expert em pandeiro, de quem ganhou um instrumento autografado.
Sempre bem-humorada e com uma delicadeza e elegância herdada da mãe, tal qual sua veia artística, Karen se encantou com a experiência de café oferecida pela anfitriã. Afinal, ela é uma assinante Batom na Xícara e tem se dedicado a conhecer um pouco mais sobre café especial.
Vale lembrar que a estampa das embalagens dos kits Clube de Assinatura de Cafés Especiais Batom na Xícara, é uma obra assinada por ela - “Pé de Cafés” - criada especialmente para nossa empresa.
A Rota do Café consiste em testes às cegas de aromas e sabores, criado com base na Roda dos Sabores do Café e testes de torras, usando a escala Agtron. Antes, porém, o visitante faz o reconhecimento de grãos com defeitos, limpos, café especial, gourmet e tradicional, processados via seca, via úmida e honey process. Grãos da espécie Arábica e Canéfora. Em seguida, degustam cafés variados e o mesmo café em métodos diferentes, quando é possível perceber as distintas bebidas concebidas. E é claro, muita história envolvendo a descoberta, as lendas e a chegada do café no Brasil.
Gabriela nos apresentou todo o material criado para Café, Aromas e Histórias, elaborado com esmero peculiar dos Carvalho Dias, tanto no conteúdo quanto na qualidade do material. Ofereceu-nos dois cafés, o primeiro, uma bebida exótica, um café da espécie Canéfora, variedade Conilon, com sensorial de banana. O segundo, um Arábica, variedade Bourbon produzido na própria fazenda. Como acompanhamento, torta de maçã, biscoitão e croissant acomodados numa charmosa cesta.
Karen e Gabriela não se conheciam. Duas lindas mulheres! Ambas mães de adolescentes, guerreiras, de bom humor, sofisticação e bom gosto para decoração e carinho e simpatia no trato com as pessoas.
Sim, nossa vontade era continuar por ali na casa sede, passar a noite no papo, junto com os donos da casa, a família toda reunida e quem sabe, Karen no pandeiro. Enfim, é preciso voltar à cidade. Fica para uma próxima vez!
Café, Aromas e Histórias é um Lugar de Café numa das regiões mais privilegiadas do mundo, a única que reúne café e oliveiras. Uma experiência de café que todos merecem conhecer.
Tour do Café
Fazenda Irarema
Rodovia São Sebastião da Grama-Poços, Km 26 - São Sebastião da Grama (SP)
Telefone: (35) 3714-4267
Horário de visitação: sábados, domingos e feriados nacionais, das 9h às 16h
@fazendairarema
Karen Venturelli - artista plástica
@karenbventurelli
www.karenventurelli.com
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores