Utopia - foi o termo criado pelo humanista inglês, Thomas Mourus, que buscou no grego “ou (não) e topos (lugar)”, cujo significado é traduzido como “lugar que não existe”, para intitular seu romance filosófico em 1516, que conta a história de uma ilha imaginária, com um sistema sociopolítico ideal. A partir daí, o termo é usado para ideias de perfeição que não existem, de difícil acesso ou concretização, uma ilusão, um sonho.
A menina Lara queria ser engenheira civil, formou-se engenheira ambiental, tornou-se barista e abriu uma cafeteria. Colocado assim, parece tudo simples, fácil, meio mágico. A faculdade aconteceu em meio à pandemia de 2020, quando o mundo parou e andou em ritmo diferente, ora lento, distante, vazio, ora extremamente acelerado, conturbado, confuso. Foi lá que conheceu Felipe, sem saber que seria seu grande parceiro no amor e nos planos profissionais. Lara aprendeu a preparar café quando trabalhou na fazenda Irarema. A mãe de Felipe herdou as terras do avô, no Sul de Minas, e produz café. Depois de formados, passaram a dar assistência na lavoura e descobriram potencial nos grãos de café ali produzidos. Lara gosta da cozinha, em especial da confeitaria, e dos trabalhos manuais - ela borda roupinhas de bebê com sua irmã.
Uma cabecinha cheia de sonhos, de vontades de fazer acontecer com um leque de interesses por desbravar. Um dia, começou a escrever seu caderno dos sonhos. Nele juntou recortes, frases, desenhos, fotos... de lugares, coisas, assuntos de seu interesse. O caderno foi indicando o caminho para um Lugar de Café perfeito, ideal, quase utópico - café especial, louças elegantes, bolos confeitados, comidinhas gostosas, reunião de pessoas, aconchego... Um sonho que sonhado com Felipe, tornou-se realidade. Em agosto de 2024, concretizaram o projeto Cafetopia.
Lara Rodrigues e Felipe Buchi (foto) contam com a ajuda da mãe de Lara (Leia), e com o café da mãe de Felipe (Angela), que está ganhando rotulagem, mas já tem nome: Pasárgada. Cafetopia é ‘um lugar que existe’! Está instalada em frente a uma ‘florestinha’, próxima ao campus da PUC Minas em Poços de Caldas. Mas, é preciso estar atento para encontrá-lo, se não passa direto e perde a oportunidade de desfrutar de um sonho.
Carmen Sílvia Toledo Da Pós Rodrigues, foi a convidada para esta tarde regada a bom café e quitutes igualmente deliciosos. Apesar do mesmo sobrenome da anfitriã, não fazem parte da mesma família. Entretanto, duas mulheres dinâmicas com interesses diversos e dispostas a fazerem sonhos tornarem-se realidade.
Carmen nasceu em Jundiai, interior de São Paulo, mas logo criança foi morar em Campinas, onde estudou, trabalhou e conheceu João Otavio, com quem se casou e teve cinco filhos. A família mudou-se para o Estado de Minas Gerais, morando em várias cidades até chegarem a Poços de Caldas e aqui criarem raízes. Ariana agitada, líder nata e muito estudiosa, começou graduando-se em Ciências e Biologia. Especializou-se em Terapia Floral, estudou Homeopatia Popular, História, Filosofia e Técnicas do Yoga. Depois, Bacharelado em Psicologia com pós em Psicologia do Trabalho. Estudou música no conservatório de Varginha, escolhendo Cello como seu instrumento. Além dos estudos, sua vida é marcada pelo voluntariado. Os conhecimentos adquiridos focaram suas ações no cuidado e bem-estar das pessoas.
O Rotary Club Internacional, instituição centenária, faz parte de sua vida há mais de 20 anos. Durante a pandemia, ela reuniu virtualmente mulheres de várias cidades para, juntas, fundarem um club essencialmente feminino e desenvolver projetos significativos na transformação qualitativa na vida de muitas pessoas. Carmen terminará em junho próximo seu mandato de Governadora Distrital, segunda mulher a ocupar o cargo nesse distrito rotário (distrito é uma divisão geográfica que abrange Rotary Clubs de várias cidades). Com semblante sempre sereno, apesar de querer abraçar o mundo, ela é esposa, mãe, avó e filha dedicada. Por isso tudo, ela acaba de receber o título Mulheres Inspiradoras 2025 pelo Clube de Empresários de Poços de Caldas.
O café é a bebida que não pode faltar no dia a dia dessas duas mulheres! Carmen é assinante Batom na Xícara desde seu lançamento.
As mesas do lado de fora trazem ares de praia, apesar da vista para a mata. O ambiente em tons pasteis da decoração traz aconchego, o sorriso dos proprietários é um abraço. A louça florida e delicada, um toque romântico, doce e carinhoso, lembram até casa da vó. O cenário é preenchido com o cheiro do café moído na hora e dos quitutes recém assados. Mas, é preciso falar dos bolos! Há tempos temos sentido falta de uma vitrine com bolos confeitados de vários sabores, delicias que acompanham bem as xícaras de café. Encontramos!
A casa serve o café que vem direto da fazenda, preparado em vários métodos - espresso, V60, prensa francesa e drip coffee - além de bebidas refrescantes ou cremosas, tendo o café especial como base. Um convite para se estar a qualquer hora do dia, para trabalhar, ler, estar entre amigos ou apenas uma pausa em silêncio para contemplar a vista.
A conversa já ia longe quando Lara nos serviu o Toasts de queijo canastra. Detalhe, não era um toast qualquer. Era a receita que ganhou o 3º. Lugar no Festival Poços de Caldas Coffee Week de 2024: uma bela fatia de pão artesanal com queijo canastra, mel e castanha triturada. O café filtrado na V60 e um bolo de mandioca, coco e queijo canastra com ganache de doce de leite, dos deuses. Uma festa de aromas e sabores!
Mulheres interessantes quando se juntam, não é utopia. Elas trazem para a mesa sabedoria, memorias de história de uma vida, troca de ideias, de receitas, sonhos, desejos, conselhos, abraços, aconchego... boas energias. Assim foi!
Cafetopia
Endereço: Avenida Padre Cletus Francis Cox, 1337/1, Country Club - Poços de Caldas (MG)
Horário: segunda a sexta, das 14h às 19h30; sábados, das 14h às 18h (Obs: não abrem todos os sábados)
Telefone: (35) 9 9851-8034
Instagram: @cafetopiia
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores