Apresentação de Natal, que marcou o encerramento das atividades do Coral em 2024
Desde setembro de 2024, a AMAS (Associação Metodista de ação Social), através do CIADI Zona Leste (Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso), localizado no bairro Jardim dos Estados, em Poços de Caldas, tornou-se palco de uma iniciativa transformadora: o Coral Sempre Jovem. Criado para promover integração social, bem-estar e qualidade de vida, o coral reúne 60 idosos, a partir dos 60 anos, sendo em sua maioria com mais de 80 anos, que descobriram na música uma nova forma de expressar alegria e aprendizado.
Sob a orientação do músico e professor Carlos Henrique da Silva, conhecido por projetos como “Nas Cordas do Ceu” e “Acordes da Vida”, os integrantes do coral participaram de sessões semanais onde exploraram um repertório diversificado e aprimoraram habilidades de canto e interpretação musical. Uma das músicas do projeto foi a composição especial “Lembranças de um Tom”, criada especialmente para o grupo, cuja letra com o verso: “...Porque não esquecerei, que a vida é uma eterna canção...” foi o ponto final da apresentação de Natal, que marcou o encerramento das atividades em grande estilo.
A idealizadora do projeto, a produtora cultural Cristiane Heldt da Silva, enfatiza o impacto positivo da música na vida dos participantes. “A música tem o poder de unir as pessoas e transformar vidas, foi emocionante ver a paixão e a dedicação dos participantes ao longo do projeto”, afirma Cristiane.
Benefíciosparacorpoealma Estudos comprovam que o canto coral traz inúmeros benefícios, especialmente para idosos, como a melhora na memória, na cognição, na respiração e na saúde emocional. No Coral Sempre Jovem, os participantes vivenciaram momentos de socialização, desenvolvimento pessoal e superação de desafios, enquanto o ambiente do CIADI se enchia de novas energias e motivações.
Além de impactar positivamente os integrantes do coral, o projeto também deixou sua marca na equipe do CIADI, que acompanhou de perto a transformação dos idosos. As atividades do coral passaram a integrar as já diversas ações do CIADI, consolidando sua missão de promover a qualidade de vida dos idosos.
Umfuturodeharmonia Com o sucesso do Coral Sempre Jovem, há planos para a continuidade e expansão de iniciativas culturais voltadas ao público idoso. A experiência reafirma o compromisso com a inclusão e o bem-estar da terceira idade, mostrando que nunca é tarde para descobrir novas paixões e que, com apoio e dedicação, a vida pode mesmo ser uma eterna canção.
SERVIÇO: Realização: Cristiane Heldt da Silva e Carlos Henrique da Silva Apoio: Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso (Ciadi)