17/10/2024 às 14h54min - Atualizada em 17/10/2024 às 14h54min
Movie Gen: a nova ferramenta de Inteligência Artificial que cria vídeos realistas no Instagram
Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Foto: Reprodução Meta
Novidade foi anunciada por Mark Zuckerberg no Instagram. A ferramenta que cria vídeos a partir de comandos de texto deve ficar disponível para usuários em 2025
Movie Gen é a plataforma de inteligência artificial generativa da Meta. A ferramenta é um conjunto de modelos capazes de criar diferentes tipos de mídias a partir de comandos de texto. O destaque do Movie Gen, no entanto, é o recurso Texto-Para-Vídeo, sendo possível gerar vídeos em alta qualidade e alta definição de até 16 segundos, com uma taxa de até 16 quadros por segundo usando prompts simples.
O software pode simular movimentos reais de câmera e dos objetos, além de reproduzir com precisão a interações entre os elementos da imagem. A plataforma também consegue inserir áudios no vídeo criado, como músicas e sons que condizem com o ambiente, como o barulho de chuva ou de um carro em movimento.
Conforme a Meta, o Movie Gen tem um melhor desempenho comparado a softwares de geração de vídeo disponíveis no mercado, como o RunwayAI, Dream Machine, KlingAI, entre outros. Além de gerar vídeos realistas com áudio, a ferramenta da Meta também pode gerar imagens e transformar fotos pessoais em vídeos. Com isso, o usuário pode fazer com que seu filho vire um astronauta ou seus amigos sejam transportados para uma ilha paradisíaca.
Outro destaque do anúncio da Meta é a capacidade de edição inteligente do Movie Gen. Outras plataformas de IA são pouco precisas quando o assunto é edição das mídias geradas. Depois que um vídeo é criado, se o usuário decide mudar algum elemento - como a posição de um objeto ou a iluminação, por exemplo - é muito provável que o software crie um vídeo totalmente diferente em vez de apenas mudar o que foi solicitado.
O Movie Gen consegue editar elementos de um vídeo com precisão, combinando seus recursos de geração de vídeos com ferramentas avançadas de edição. A plataforma consegue adicionar, remover ou modificar elementos, além de permitir que o usuário faça mudanças mais robustas, como remover o fundo.
O Movie Gen foi apresentado oficialmente por meio de uma postagem no blog oficial da Meta. No documento, a empresa não entrou em muitos detalhes sobre os conteúdos usados para treinar seu software de geração de imagens. A big tech informou apenas que os modelos foram treinados com “uma combinação de conjuntos de dados licenciados e disponíveis publicamente”. Sendo assim, é possível supor que parte desses conteúdos consista em fotos e vídeos disponíveis no Instagram e Facebook.
Inclusive, a Meta se envolveu em uma polêmica no Brasil após mudar suas políticas de privacidade. Sem muito aviso, a empresa incluiu uma permissão para que os dados de seus usuários pudessem ser usados para treinar seus modelos de IA. A medida, no entanto, foi barrada pelo Governo por infringir a Lei Geral de Proteção de Dados. Por isso, a big tech precisou seguir algumas diretrizes, como avisar aos usuários sobre a coleta de dados e facilitar que exerçam o direito de se opor. Ainda é possível impedir que suas informações sejam usadas pela Meta, basta seguir um tutorial.
O Movie Gen é uma ferramenta bastante promissora, mas ainda em fase de testes. Segundo a Meta, a empresa está trabalhando em parceria com cineastas e criadores de conteúdo para os modelos serem continuamente aprimorados. Por isso, a empresa ainda não divulgou uma data oficial para o seu lançamento, mas a previsão é que esteja disponível para o público em 2025.
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores