18/09/2024 às 15h07min - Atualizada em 18/09/2024 às 15h07min
Meta lança ‘Conta de Adolescente’ no Instagram; saiba o que vai mudar
Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Ajustes nas configurações da “Conta de Adolescente” vão exigir aprovação de pais ou responsáveis - Imagem: Divulgação/Meta
Novo tipo de conta vai colocar freios no uso da rede social para menores de 16 anos
A Meta anunciou a “Conta de Adolescente” para Instagram na última terça-feira (17). Em suma, esse tipo de conta vai colocar freios na experiência da rede social para menores de 16 anos. E vai oferecer mais recursos para os pais e responsáveis ficarem de olho no que os jovens fazem na plataforma.
Esse novo tipo de conta do Instagram vai chegar ao Brasil e outros países da América Latina em janeiro de 2025, divulgou a Meta. Já nos Estados Unidos, a “Conta de Adolescente” vai aparecer na plataforma ao longo dos próximos 60 dias. Isso também vale para a Austrália, Canadá e Reino Unido.
O que vai mudar:
. Pessoas que não seguem o usuário (leia-se: adolescente menor de 16 anos) não conseguirão interagir com ele;
. Apenas quem segue o usuário poderá mandar mensagens diretas (DMs) - e isso vale para menções e marcações;
. Após uma hora de uso, a plataforma emitirá notificação pedindo para o usuário parar;
. Notificações serão silenciadas entre 22h e 7h (rede social vai avisar isso para quem contatar o usuário nesse intervalo de tempo);
. Exibição de conteúdo sensível (brigas e procedimentos estéticos, por exemplo) será limitada automaticamente.
A Meta vai transformar contas de menores de 16 anos em “Contas de Adolescentes” de maneira automática. E os pais ou responsáveis poderão administrar essas novas funções de maneira remota.
Outro ponto importante: o usuário vai precisar da permissão dos pais ou responsáveis para flexibilizar as configurações em suas contas (a captura de imagem à direita, na imagem acima, mostra isso).
“As novas proteções foram projetadas para atender às maiores preocupações dos pais, incluindo com quem seus filhos estão conversando na internet, o conteúdo que estão consumindo e se o tempo deles está sendo bem gasto”, disse a Meta, em comunicado
E quem mentir a idade no Instagram?
A Meta diz estar ciente que adolescentes podem mentir sobre suas idades no Instagram. Isso vale para conversas e configurações da própria conta. “Por isso, estamos exigindo que eles verifiquem as suas idades em mais lugares, como se tentassem acessar uma nova conta usando como base o aniversário de um adulto”, informou a empresa.
A big tech também afirmou que desenvolve uma tecnologia para “detectar proativamente que [contas] pertencem a adolescentes, mesmo que a conta indique o aniversário de um adulto.”
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores