30/08/2024 às 14h58min - Atualizada em 30/08/2024 às 14h58min

FIM DE UMA ERA! Fim dos filtros do Instagram?

Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Carol Affonso em três momentos: e você, vai sentir falta dos filtros?

 
Efeitos dos Stories criados por usuários deixarão de ser suportados pela plataforma; apenas filtros originais da Meta continuarão disponíveis
 
A Meta anunciou, na última terça-feira (27), que vai acabar com a Meta Spark, plataforma de criação de efeitos para o Instagram, Facebook e Messenger. A partir de 14 de janeiro de 2025, apenas os filtros criados pela big tech estarão disponíveis na ferramenta de Stories das plataformas. Com isso, todos os efeitos desenvolvidos por criadores e marcas para as redes sociais do grupo deixarão de existir. 
 
Em comunicado publicado no blog da Meta Spark, a empresa explica o encerramento. "Esta decisão faz parte dos nossos esforços maiores para priorizar os produtos que acreditamos que melhor servirão as necessidades futuras dos nossos consumidores e clientes empresariais", diz o texto. Iniciada em 2017, a plataforma para criação de filtros com realidade aumentada transformou o uso do Instagram. 
Desde então, o hábito de usar efeitos nos Stories se tornou comum a muitos usuários e, diversos filtros se tornaram virais. Além disso, a Meta Spark oferecia uma fonte de renda para diversos criadores. 
 
A motivação para o fim dos filtros do Instagram e do Facebook criados por terceiros é financeira. Segundo o comunicado, "a Meta priorizará os investimentos em outras prioridades da empresa. Como resultado, não podemos continuar a oferecer suporte à plataforma Meta Spark a longo prazo".
 
Com o encerramento da plataforma de criação, os efeitos desenvolvidos por marcas e usuários das redes sociais também serão retirados do Instagram, Facebook e Messenger. No dia 14 de janeiro de 2025, nenhum filtro que não tenha sido criado pela própria Meta estará disponível nos apps. No entanto, a big tech garante que conteúdos que já tenham sido publicados com os filtros, como Reels e Stories salvos nos arquivos ou nos destaques, não serão deletados. Além disso, as plataformas da empresa continuarão a ter efeitos desenvolvidos pela Meta. 
 
A empresa orienta que criadores que utilizam a Meta Spark e o Meta Spark Hub para desenvolver e gerenciar filtros façam o download de suas criações antes da data de encerramento do serviço. 
Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
. Acessar o Meta Spark; 
. Clicar em "Efeitos"; 
. Clicar no efeito que deseja baixar; 
. Ir em "Arquivos" e fazer o download. 
 
Caso o criador tenha desenvolvido um vídeo de demonstração, deverá seguir os passos 1 e 2, clicar em "Detalhes" e, depois, ir até "Vídeo de Demonstração", clicar nos três pontinhos e selecionar a opção "Download" para baixar. 
 
Se o usuário não realizar esse procedimento até o dia 14 de janeiro, todos os efeitos desenvolvidos no Meta Spark serão perdidos. Além dos arquivos, os Insights dos efeitos também serão apagados.
 
A decisão de remover a Meta Spark e os filtros de realidade aumentada desenvolvidos por criadores do Instagram e do Facebook repercutiu nas redes sociais. No X (antigo Twitter), usuários reclamam do fim do serviço e declaram que a função vai fazer falta no seu dia a dia no app. E você, vai sentir falta dos filtros?
 
 
 

 
 
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.