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04/09/2024 às 15h09min - Atualizada em 04/09/2024 às 15h09min

SEO para Instagram: agora você será divulgado no Google

Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
O Instagram vem notificando os usuários que, a partir do dia 19/08/2024, os mecanismos de pesquisas podem mostrar reels e publicações abertas - Foto: Reprodução Google

 
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégia, que tem como objetivo posicionar páginas e conteúdos entre os primeiros resultados de pesquisa nos buscadores. Principalmente, nos resultados de pesquisa do Google, que ainda é o maior buscador. 
 
Em 2023 o TikTok inovou seus recursos de pesquisas e se uniu ao Google. Talvez, este tenha sido um fator que incentivou o Instagram a tomar esta decisão de promover os conteúdos da plataforma nos buscadores. 
 
Esta entrega de conteúdos das redes sociais nos resultados de pesquisa, derivou um novo conceito chamado SMO (Social Media Optimization). Antes, apenas conteúdos de blog e vídeos do YouTube seguiam as otimizações de SEO, visando bons posicionamentos nos resultados de pesquisas. Agora, isso chegou nas redes sociais, trazendo um novo conjunto de otimizações, intituladas SMO. 

 
Regras básicas para ter mais resultado SEO para Instagram estão ligadas diretamente com a experiência do usuário com o perfil. Sendo assim, tudo começa pelas configurações básicas da conta. 
• Foto de perfil atraente e coerente 
• Descrição do perfil 
• Link na Bio 
• Destaques estratégicos
 
Podem parecer configurações muito simples para esperar algum impacto e resultado. Porém, são estas configurações básicas que diferenciam uma conta profissional das demais contas pessoais na plataforma. 
 
A foto do perfil e descrição trabalham o seu branding, sua marca e posicionamento. Agora o link na bio e destaques promovem o seu trabalho de forma organizada. Além disso, direcionam o público para onde realmente você deseja gerar tráfego e conversões. 
 
A estratégia de SEO para Instagram começa na escolha de um tema e alguns subtemas. Pense nos assuntos que orbitam o seu mercado e como você pode criar conteúdos úteis e relevantes sobre eles. Por exemplo:
• Marketing digital (tema principal) 
• Estratégia de redes sociais (subtema)
• Estratégia de comunicação (subtema) 
• Criação de conteúdo (subtema) 
• Vendas online (subtema) 
 
Perceba que os subtemas têm relação e impacto direto com o tema principal que é marketing digital. Além disso, todos eles servem a um propósito, que é ser útil e relevante para o público interessado no assunto principal. O SEO para Instagram precisa desta estratégia de comunicação para funcionar. 
 
Com o tempo, os mecanismos de buscas começam a analisar o tema central da conta e as respostas que ela oferece. Desta forma, sempre que alguém fizer uma busca sobre o tema central do seu perfil no Instagram, suas publicações serão recomendadas como respostas para estas pesquisas. 
 
O objetivo dos mecanismos de busca é entregar a melhor resposta para os usuários de forma mais assertiva possível. Com base no contexto e intenção da busca que ele estiver fazendo. Para isso, mecanismos de buscas como o Google, já têm inteligência para entender o que você está buscando e qual a sua intenção em fazer determinada pesquisa. 
 
O Google sabe se você está fazendo uma pesquisa informativa, apenas para conseguir uma resposta rápida. Bem como, ele sabe se você está fazendo uma pesquisa com a intenção de comprar um produto ou contratar um serviço. Sendo assim, alguns fatores podem te ajudar muito a ser mais recomendado nos mecanismos de busca:
• Conteúdos informativos 
• Conteúdos didáticos 
• Conteúdos de Review 
• Descrição com textos bem trabalhados 
Isso porque, conteúdos informativos, didáticos e reviews têm grande volume de pesquisas.
 
A partir de agora, a descrição passa a ser um fator importante no SEO para Instagram. Pois os mecanismos de buscas analisam contexto e palavras chaves como viu acima. Quanto mais informação você entregar na descrição das suas publicações no Instagram, maiores serão as chances, deste conteúdo ser a resposta para as buscas no Google, esta é uma boa oportunidade de alcançar um público grande fora do Instagram, por meio de pesquisas relacionadas aos seus produtos e serviços.
 
 


 
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