Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
25/07/2024 às 16h29min - Atualizada em 25/07/2024 às 16h29min

Lugares de café - Fazenda Santa Maria com Gizela Junqueira

Fotos: Angela Caruso / Divulgação / Instagram

 
Descemos a serra para visitar a amiga Gizela Junqueira na Fazenda Santa Maria para uma xícara de café com bolo num ‘Lugares de café’ cinematográfico.
Localizada em Águas da Prata, a 8 km da divisa com o Estado de Minas Gerais e a cidade de Poços de Caldas, a propriedade adquirida por seu avô João Rabelo Junqueira, em 1947, já foi palco da Revolução de 1932 e hoje é cenário para vários programas de TV.
 
Ser recebida na casa grande com Clineida Junqueira, a matriarca da família, ao piano, é uma deferência feita apenas aos mais próximos. Felizmente estamos nessa lista e pudemos ouvir a história da fazenda na casa onde mãe e filha cresceram.
 
Nascida em Águas da Prata, Gizela viveu por 15 anos em Campinas (SP), quando se formou em Estética, especializando-se em Estética Facial, trabalhando em clínicas de dermatologia. A volta para a fazenda foi marcada por iniciativa do marido de ocupar uma parte das terras para produzir seu próprio café. A fim de explorar a fazenda para além do café, em parceria com sua cunhada, construíram um viveiro para produção e venda de orquídeas Vanda, uma espécie de origem asiática de raízes aéreas e hastes que carregam de 6 a 8 flores de cores vibrantes -, o Vandário Santa Maria.
 
Café e orquídeas eram desafios que exigiam novos conhecimentos que Gizela não poupou esforços em adquirir. Apostando em estar produzindo um café de qualidade, arriscou enviar seu café para concursos, e a primeira resposta foi o troféu de 1º lugar no Concurso da Região de Pinhal, em 2019. Dali em diante, as safras têm sido premiadas anualmente pelo Projeto Florada da 3 Corações, colocando o café entre os 100 melhores do Brasil, assim como melhor café da Região de Pinhal e da Região Vulcânica.
 
Foi preciso expandir e criou-se na antiga construção que abrigava o café pós-colheita um lugar para receber o turista. Na antiga sala de beneficiamento do café que abriga uma máquina de 8 bicas, foi instalada a cafeteria. Uma sala de exposições de arte e um minimuseu da Revolução, ocupam o que outrora eram as tulhas. No salão de entrada, decorado com móveis de época e sofás que convidam o visitante a ficar, sem pressa de ir, abriga um empório com produtos da região.  Na parte externa, além do Vandário, as empreendedoras ambientaram uma das casas da colônia com objetos que fazem referência aos italianos que ali moraram e viveram como colonos, trabalhando nas lavouras de café. O cenário campesino é vasto e encantador. Das janelas da cafeteria, pode-se apreciar a paisagem dos terreiros de café ou, do outro lado, a vista das montanhas - e com um pouco sorte, estar por ali para ver o trem passar.
 
O café, servido em xícaras coloridas nas mesas decoradas com Vandas, é acompanhado de pão de queijo, pão caseiro com manteiga e geleias, bolo de laranja com calda e, ainda, canudinhos recheados de doce de leite, tudo feito na Santa Maria. Delicias que nos remetem à casa da avó e a vida na fazenda.
 
O envolvimento com o café mudou a vida e a rotina da família, que se vê toda envolvida com as tarefas na lavoura, no Vandário e cafeteria. Gizela divide seu tempo como esteticista, mãe, filha, produtora de orquídeas e café. Mulher bonita, elegante, sempre de alto astral, recebe a todos com muito carinho e entusiasmo. Sua capacidade comunicativa envolve os visitantes mais assíduos, tanto quanto os que chegam pela primeira vez, seduzindo a todos com as histórias da propriedade e as conquistas da família graças ao café especial, sua grande paixão. 
 
Não por acaso, em 2022 Gizela foi nomeada a embaixadora do Projeto Florada desta região, e em 2023 a Fazenda sediou o 2º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica. Neste ano, já participou da gravação de programas da EPTV relativos a café e gastronomia.
 
Entorpecidas com o cenário de paz ao som dos pássaros e água corrente, a boa prosa e uma mesa deliciosa, lembramos que era hora de subir a serra de volta à Poços, levando conosco as melhores energias que essa amiga e esse ‘Lugar de café’ sempre nos proporcionam e nos deixam com vontade de quero mais.
 
Fica o convite a passarem algumas horas apreciando o que a Santa Maria tem a oferecer, especialmente o café. 
 
 
 
 




 *O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
  • 07/08/2024 às 15h48min

    Lugar maravilhoso!!! Com pessoas queridas e energia contagiante!!!

  • 06/08/2024 às 16h23min

    Adorei a reportagem e a veracidade e síntese da visita que nos deu tanto prazer! Resta agradecer e dizer que minha filha Gizela honra seu sobrenome conta lindamente o passado trabalha no presente para ter um futuro promissor, mercê do trabalho de todos. Obrigada com café quente!

Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.