Lauro A. Bittencourt Borges - cronista gastronômico, viajante compulsivo e membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista
Instagram: @lauroborges
- Me indica um restaurante legal, Lauro, por favor. Comida boa. - Você conhece o HaoChi? O melhor rango de São João, de longe. - Não como peixe cru. - Então você não conhece o HaoChi, eles não fazem sushi. É outra proposta de comida asiática. - Não gosto de nada exótico. - Pensa num macarrão frito com legumes, carnes e um molho delicioso feito com shoyu. Já provou yakisoba? Já provou o yakisoba do HaoChi? O frango xadrez? O arroz chopsuey? O porco agridoce? O lámen? - Será? Acho que não é minha praia, não vou arriscar.
Ah!, o conservadorismo, a resistência ao novo! O medo asfixiante que nos impede de mergulhar em sabores desconhecidos. Tudo o que foge do cardápio convencional é visto com desconfiança. Uma fobia gastronômica disfarçada de preferência alimentar. O argumento "não gosto" sinaliza uma boca (e uma mente) fechada, costurada antes mesmo das papilas sentirem a novidade.
Essa relutância se retroalimenta num ciclo vicioso. Não prova porque não conhece, e não conhece porque não prova.
A cozinha é uma das formas mais ricas de intercâmbio cultural. Pratos de outras etnias são convites a viajar pelos aromas, a imergir na história e nos costumes de um povo, a expandir horizontes sem sequer precisar de passaporte.
Que tal ceder ao risco de descobrir que há um mundo gostoso além da fronteira estreita de nossas opções habituais? Que tal algumas vezes abrir mão do previsível mais do mesmo? Que tal, ainda que atabalhoadamente, empunhar hashis? Não gostar é do jogo, mas que tal jogar o jogo?
Fundado em 2013, o HaoChi, inspirador desta crônica, nasceu da paixão por comida chinesa do paulistano Celso Zerbetto. Office-boy na adolescência, ele gastava grande parte do salário nos restaurantes da Liberdade. Radicado em São João da Boa Vista desde o final da década de 1970, Celso também é o criador do legendário sanduba Dona Lindona, um lanche que fez (e ainda faz) história na cena botequeira sanjoanense.
Há onze anos de portas abertas, o HaoChi é um marco da culinária asiática no interior de São Paulo. Tudo é fresco, feito na hora, preparado sob o olhar da extasiada clientela. A família Zerbetto, empreendedora incansável, persevera bravamente para ampliar o mercado, furar a bolha dos resistentes e fazer com que mais gente da aldeia caia de paixão pelas lindezas coloridas e aromáticas do maior e melhor menu étnico deste pedaço vulcânico da Mantiqueira.
HaoChi Cozinha Asiática China-Japão-Coreia do Sul-Vietnã-Tailândia Av. Durval Nicolau, 445 São João da Boa Vista, SP De quarta à sábado, das 18 às 23h (19) 9 9397-8825