Mônica Miglioranzi Frison, Isabel Braga (Bel), Jhoni, Maria Eugenia (Maro) e Angela Caruso
SOMOƧ, do verbo ser, o mesmo que: existimos, acontecemos, vivemos, fazemos, relacionamos, significamos, estamos, consistimos, pertencemos. Exatamente isso! Um Lugar de café que cumpre exatamente o significado do nome em tudo que entrega.
O projeto idealizado pelo casal Maro e Jhoni, inaugurado há cinco meses, foi o ponto de encontro com Bel Braga para mais uma tarde de histórias de vidas inspiradoras, acompanhadas de bom café e gastronomia ímpar.
Maria Eugênia Corezola Sanches, a Maro, nasceu em Poços de Caldas, numa família produtora de café, e escolheu estudar gastronomia no Senac de Águas de São Pedro, SP. Do interior de São Paulo, a menina encurtou o mundo colocando mochila nas costas para viver grandes aventuras. Na Argentina, apaixonou-se por Buenos Aires e resolveu ficar, obedecendo a sábia orientação dos pais: “Então, arrume um emprego!”.
A aventura de sair da cidade natal para estudar fora e agora escolher um país diferente para viver, sem dominar o idioma, era um desafio que Maro se propôs. Era o exercício do ‘eu comigo mesmo’ que tinha que colocar em prática agora. No entanto, seu destino já estava riscado: seu primeiro emprego foi no mesmo restaurante em que trabalhava Jhonatan Pulido Zamora (Jhoni), o jovem chef colombiano, também recém-chegado na capital portenha. Foi amor à primeira vista! E de lá para o mundo, vivenciar todas as experiências possíveis na área da gastronomia. Dos meses de isolamento trabalhando num lodge de pesca no meio do nada, próximo a Ushuaia, na patagônia argentina, às experiências nos restaurantes da Itália e França até fincarem a bandeira em solo mineiro, ambos foram o apoio, o complemento e a cumplicidade um do outro, que precisavam. A volta definitiva para o Brasil e a escolha de Poços de Caldas resultou na concretização do projeto SOMOƧ. Cerca de 30m² transformados em aconchego para servirem suas especialidades em patisserie, doces e salgados, agregando ingredientes produzidos na região às receitas que foram desenvolvendo a partir das experiências pelo mundo.
Bel Braga, cliente assídua da casa, por muito tempo esteve presente na rotina dos poços- caldenses, nos telejornais das TVs locais e regionais. Formada em jornalismo e publicidade, fez uma belíssima carreira nas emissoras e em agências de publicidade e propaganda. No entanto, seu desejo era ser professora, fazer carreira acadêmica, formar profissionais em sua área. Na hora certa, o universo enviou o vento da mudança e lá foi ela: ingressou no mestrado em Ciências da Linguagem e fez sua transição, trocando a TV pela sala de aula. Feliz da vida com a nova carreira, sente-se rejuvenescida ao trabalhar com os jovens universitários. Divide seu tempo com o doutorado, a docência em duas universidades, o cuidado com as plantas e o cachorro. Mulher elegante, sempre sorridente, Bel nos revela sua paixão por café e suas mais recentes aquisições em equipamentos para o preparo de café, sem contar que acaba de se tornar assinante Batom na Xícara. Na cozinha e na arrumação da mesa, Bel não deixa por menos, desafia-se a testar novas receitas e usa lindas peças para exibir seus pratos.
Ao reunir pessoas aleatoriamente, cada vez mais nos certificamos de que o universo sempre conspira para que tenhamos a oportunidade de novas e boas lições de vida. Bel e Maro, duas mulheres de fibra, nos ensinam a perseverar na conquista de sonhos e a vencer os desafios que a vida nos impõe. Afinal, toda história de sucesso é contada a partir das dificuldades e não dos resultados finais.
Uma mesa de madeira branca, no canto da pequena sala de luz natural, nos esperava. Um vaso com folhagem compunha uma decoração elegante com os quadros, plaquinhas com frases na parede. Memórias por onde passaram e dizeres que nos convidam a ficar, relaxar, meditar, refletir... contemplar! Maro e Jhoni, escolheram nos servir o café da casa, um espresso longuinho delicioso. Grãos produzidos pela família de Maro na Fazenda Boa Vista, um blend catuaí amarelo, catuaí vermelho e mundo novo. Para harmonizar, um pouco da pastelaria especialidade da casa: Media Luna argentina de doce de leite, Apfelstrudel, Bolo de mirtilo e Forrobodó de canela(foto). O café harmonizando muito bem com cada um, difícil eleger o melhor!
“SOMOƧ” gratas por essa coluna existir e justamente fazer acontecer este encontro exatamente no dia em que o Batom na Xícara - Clube de Assinaturas de Café Especial – completava 5 anos de existência. Somos gratas pelas novas amizades que vão surgindo, pelas iniciativas empreendedoras de jovens como Maro e Jhoni. Somos gratas de ter recebido Bel Braga, essa jovem mulher que nos ensinou que a beleza da vida está naquilo que nos propomos a ser, e se ainda não sentirmos que somos é porque, até então, o sonho não foi realizado. Segue em frente porque tem muito a ser feito!