Brand-News Publicidade 1200x90
14/05/2024 às 14h48min - Atualizada em 14/05/2024 às 14h48min

Pílulas de viagem - Hallstatt, Salzburg e Budapeste

Lauro A. Bittencourt Borges - cronista gastronômico, viajante compulsivo e membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista
Instagram: @lauroborges
Josiane e Lauro Borges em Hallstatt, aldeia montanhosa à beira do lago de mesmo nome

 
Hallstatt 1 - Chineses copiam celulares, bolsas, relógios, roupas, carros e… Hallstatt. Sim, a China replicou uma localidade austríaca. Hallstatt é uma charmosa aldeia montanhosa à beira do lago de mesmo nome, famosa por suas casas de madeira do século XVI, ruas estreitas e sinuosas, paisagens alpinas deslumbrantes e rica história como centro de mineração de sal. Oitocentos moradores, sim, isso mesmo, apenas oitocentos moradores recebem centenas de milhares de turistas anualmente. Que lugar absolutamente cinematográfico! Uma Suíça na Áustria!
 
Hallstatt 2 - Quando fizemos nosso plano de viagem, Hallstatt fugia um pouco do roteiro mais convencional, pela distância e por estar fora de uma linha mais lógica que traçamos entre Berlim e Budapeste. Josi, que leu e pesquisou sobre a cidade, bateu o pé e insistiu. Santa insistência que nos levou àquela aldeia de espantosa beleza. Natureza e história num dos lugares mais lindos do mundo.
 


 
Salzburg 1 - A “Cidade de Mozart”, às margens do rio Salzach (foto), é um berço cultural austríaco, onde a beleza arquitetônica se mescla com a musicalidade nas ruas medievais, palácios imponentes e paisagens montanhosas magníficas, tudo sob as notas inconfundíveis do gênio musical que lá nasceu.

 
Salzburg 2 ­- No prédio amarelo da foto nasceu Wolfgang Amadeus Mozart, é o número 9 da rua Getreidegasse. A família Mozart residiu no terceiro andar entre 1747 e 1773. O próprio Mozart nasceu no apartamento em 27 de janeiro de 1756. Ele era o sétimo filho de Leopold Mozart, que foi músico da Câmara Real de Salzburg.
 
Salzburg 3 - Entre os encantos de Salzburg, o Palácio Mirabell atrai mais pela beleza de seus jardins do que pelo prédio em si, que aliás nem é aberto para turistas. Os Jardins de Mirabell são lindos, bem cuidados, floridos. Nesses belos canteiros foram feitas algumas locações de um clássico do cinema: A Noviça Rebelde.

 
 

Budapeste 1 - O idioma é árido, hostil, impenetrável, mas a cidade é mais uma joia desta Europa que encanta, ensina e surpreende. Em cada esquina uma exclamação! 
 
Budapeste 2 - Situada na margem oeste do rio, Buda tem um aspecto mais histórico, com o imponente Castelo de Buda se destacando na paisagem. Lá, há ruas de paralelepípedos, igrejas barrocas e incríveis vistas panorâmicas da cidade.
 
Budapeste 3 - Mais do que um prédio governamental, o Parlamento Húngaro é uma obra de arte, uma joia neogótica, um monumento à genialidade humana. Às margens do Danúbio, o palácio é uma imponente sinfonia de torres, arcos e detalhes ornamentais que hipnotiza e domina a paisagem de Budapeste.
 

Budapeste 4 - Flanando por Budapeste, numa gentil troca de serviços fotográficos, conheci um ex-embaixador português no Brasil. Francisco Seixas da Costa foi o representante de Portugal em Brasília entre 2005 e 2009. Boa prosa, falou de futebol, do período em que trabalhou no Brasil, dos encontros com Lula e, ouçam, de gastronomia. O ex-diplomata de Vila Real, que hoje vive em Lisboa, assina um blogue (ele escreve assim) contando suas explorações culinárias em terras lusitanas e mundo afora. Coincidência ou conspiração do destino, n’O Porto ele só se hospeda no hotel que me acolheu em 2017, ao lado da Cozinha do Manel, um restaurante sensacional frequentado por Seixas da Costa, onde estive algumas vezes durante minha única estadia em Portugal. E por que todo esse paranauê introdutório? O viajante planetário Seixas da Costa concorda que o New York Café de Budapeste é um dos mais lindos do globo. Eu, modestamente, subscrevo. Além de subscrever eu acrescento: os preços são estratosféricos.
  















































*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.