Brand-News Publicidade 1200x90
07/05/2024 às 15h11min - Atualizada em 07/05/2024 às 15h11min

Pílulas de viagem - Praga e Viena

Lauro A. Bittencourt Borges - cronista gastronômico, viajante compulsivo e membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista
Instagram: @lauroborges
Josiane Borges em Praga, na República Checa, cidade que convida a flanar em suas ruas históricas
 
PRAGA 1 ­- A expressão “rogar Praga” significa desejar que uma viagem a Praga aconteça a alguém. É como lançar uma benção, expressando a intenção de que a pessoa seja agraciada com um passeio por uma das mais belas cidades do mundo. Portanto, eu rogo a todos e peço que roguem a mim: PRAGA!
 
PRAGA 2 ­- O Bairro Judeu de Praga, conhecido como Josefov, foi palco de um dos episódios mais sombrios da História durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter sido poupado da destruição total pelos nazistas, que pretendiam transformá-lo em um “museu da raça extinta”, o bairro sofreu severas restrições e viu seus habitantes serem perseguidos e enviados para campos de concentração. Mais de 80% da população judaica da cidade pereceu nessa situação.
 
PRAGA 3 ­- Toalhas e guardanapos de tecido branco, garçons de paletó treinadíssimos. O U Modré Kachničky transporta o freguês para a essência da culinária tcheca, revivendo receitas ancestrais com um toque atual. Pato é a especialidade da casa. Veado e coelho também protagonizam o cardápio dessa taberna, que tem um clássico serviço das antigas, cujos detalhes e obras de arte contam histórias. Entrei num menu de seis tempos, maravilhoso. Só não fiquei 100% feliz porque o pato foi servido no corte confit (coxa e sobrecoxa). Eu queria o magret (peito), minha paixão. Os amigos Roy e Andresa debutaram no pato, no magret de pato, no inigualável magret de pato. Vou sentir (chorar mesmo) eternamente por não ter ali comido o famoso magret. Ah!, comi carne de veado pela primeira vez. Gostei!
 
PRAGA 4 ­- Uma cidade que convida a flanar em suas ruas históricas. Uma sinfonia vibrante de História, cultura e beleza que marca profundamente quem pela urbe passa. Atravessar a Ponte Carlos, adornada com 30 estátuas barrocas, e admirar o rio Moldava, é deleite visual como poucos nesse mundão.


 
 













































VIENA 1 ­- Sisi (ou Sissi): ícone de beleza, rebeldia e tragédia, a imperatriz foi eternizada num museu fantástico em Viena, dentro do complexo do Palácio Hofburg.
 



VIENA 2 ­- Inaugurado em 1723, o Palácio Belvedere, em Viena, hoje um museu, lar do quadro “O Beijo”, de Gustav Klimt, ostenta uma coleção de arte impressionante, incluindo também obras de Monet e outros mestres.
 
VIENA 3 ­- É uma valsa! Viena é uma cidade impressionante que conquista com sua arquitetura imperial, sua música, seus jardins e parques magníficos, seus cafés charmosos, sua cena cultural vibrante e sua atmosfera elegante e cosmopolita.
 
VIENA 4 ­- O Café Central de Viena, situado no coração da cidade, é uma instituição icônica. Desde 1876, este lendário café ostenta um interior suntuoso, com detalhes em mármore, lustres imponentes e mesas de madeira. Pela atmosfera preservada, clientes revivem a glória da era imperial austríaca. O menu do café é extenso e oferece uma variedade de delícias culinárias, como cafés vienenses clássicos, doces, tortas e bolos. Refeições também são ali servidas, como o onipresente schnitzel. Tão bom quanto o cardápio é o simpático e engraçado garçom Dragan. Com seu humor peculiar, tiradas e sorriso constante, Dragan torna cada experiência ainda mais saborosa. Vale entrar na fila que, diga-se, não faz o faminto esperar mais do que vinte minutos. Ah!, e os preços não são nada abusivos.
 
VIENA 5 ­- Tem namoro, tem leitura, tem cochilo, tem piquenique, tem prosa… Com a chegada da primavera, o clima ameno e a natureza em plena floração despertam nos europeus um desejo irresistível de aproveitar os parques e as atividades ao ar livre. Famílias, amigos e casais se reúnem para celebrar a nova estação. Há no semblante deles um sentimento de libertação do cárcere do inverno.
 
 


















































(segue na próxima coluna)


*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.