11/04/2024 às 13h38min - Atualizada em 11/04/2024 às 13h38min
Café e chocolate: match perfeito. Será?
Fotos: Reprodução Google
Os especialistas na área da harmonização entre comidas e bebidas dizem que é muito difícil quando dois alimentos fazem a combinação perfeitamente na boca. No entanto, afirmam que os frutos do cafeeiro e do cacaueiro são uma exceção.
Sim! Café e chocolate fazem o math perfeito quando o assunto é harmonização. Mas, alerta: não é qualquer marca ou sabor de chocolate e nem qualquer café. Qualidade acima de tudo para manter o prazer da degustação. E quando se trata de qualidade, é importante conhecer as características das frutas (café e cacau): variedade, origem, torra, processamento, etc.
Quando o assunto é harmonização de café e chocolate, para que a sintonia aconteça, a chave é o equilíbrio.
Vale lembrar que quanto maior o percentual de cacau no chocolate, maior será a percepção de amargor. No café, grãos de torra mais escuras, tendem a elevar o amargor da bebida. A torra média manterá mais equilíbrio entre a doçura, a acidez e o amargor.
Assim sendo, a dica básica de harmonização entre ambos está posta: cafés de torra mais clara combinam com chocolates que tenham mais cacau. Enquanto que chocolates mais suaves e adocicados, combinarão melhor com café de torra mais escura.
Café e chocolate servidos, é hora de saber como se comportarão na boca. Para tanto, os especialistas sugerem a triangulação, uma técnica de degustação que consiste em três passos:
. Beba um gole de café para sentir suas características;
. Coloque um pedaço do chocolate na boca;
. Com o chocolate ainda na boca, dê outro gole de café.
Assim, experiência de harmonização entre os dois produtos será completa.
Para avançar um pouco mais na experiência, quando tiver um café que apresente notas de castanhas, nozes, por exemplo, a sugestão é ser acompanhado de chocolates ao leite ou com teor de cacau abaixo de 70%. E se forem chocolates frutados e com especiarias, vão combinar muito bem com o café também. Para grãos com notas florais ou frutadas, os melhores chocolates serão os leves, ao leite com menos de 50% de teor de cacau.
Caso você tenha recebido uma caixa de chocolates frutados e/ou florais, experimente-os com cafés de doçura elevada. Os chocolates amargos funcionarão bem com cafés com notas de especiarias, em função da baixa acidez e presença mais forte na boca.
Vai tomar um cappuccino? Escolha um bombom trufado para acompanhar.
Mas, como paladar não se discute, a sugestão do Batom na Xícara é aproveitar separar os chocolates de melhor qualidade que você recebeu de presente na Páscoa e fazer seu teste de harmonização. Caso precise de café especial para a experiência, é só pedir. Levamos até você!
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores