19/03/2024 às 15h49min - Atualizada em 19/03/2024 às 15h49min

Melancólico - Os 4 Temperamentos Humanos

Por Gustavo Bonafé
Whats: (35) 9 9207-7502 / E-mail: [email protected]

 
Vamos conhecer o temperamento melancólico e suas principais características. Porém, é importante, antes de ler mais sobre este temperamento, entender a teoria geral por meio deste outro texto aqui.
 
O temperamento melancólico é como a terra, frio e seco, profundamente introvertido e reflexivo. Quem possui esse temperamento tende a andar devagar, com os ombros encurvados e os pés arrastando, enquanto seu olhar é pesaroso e voltado para baixo. Os gestos são pesados e sua fala é lenta, equilibrada, sem muita energia.
 
No pensamento, busca profundidade e detalhes, frequentemente ligados ao passado. No sentir, há muita sensibilidade e vulnerabilidade (que pode ser altamente positiva), e no querer, há uma autocrítica constante e uma persistência incansável.
 
O melancólico é movido por desafios árduos e tende ao silêncio e à solidão. Tem ideias fixas e é difícil mudar seu ponto de vista. Está predisposto ao sacrifício, inclusive pelos outros, e mesmo tendo poucas amizades, estas são completamente verdadeiras e profundas.
 
Porém, há riscos nesse temperamento. A pessoa melancólica pode assumir o papel de vítima e buscar a piedade dos outros, caindo na depressão ao lidar com os dilemas de seu interior. Aqui um cuidado: a predisposição maior ao desafio da depressão, não quer dizer que esta é exclusiva deste temperamento (uma questão muito mais profunda de ser abordada).
 
Um ponto importante de desenvolvimento para quem possui esse temperamento é aprender a acolher diferentes pontos de vista, buscando equilibrar sua natureza reflexiva com a abertura para novas perspectivas.
 
Assim como a terra, o temperamento melancólico é profundo e dá sustentação ao que é necessário, mas também pode se restringir e se isolar dos outros elementos. O equilíbrio é fundamental para seu bem-estar e saúde mental.
 
Atenção: em cada uma das características acima coloque um “pode” ou “pode ser”, pois cada pessoa que apresenta o temperamento melancólico como dominante, apresenta diferentes configurações internas. Logo, algumas características se sobressaem mais que outras.

Assim, encerramos nossa jornada pelos 4 Temperamentos Humanos. Esta não é uma teoria para gerar rótulos para você ou outras pessoas, e sim, uma referência inicial de desenvolvimento. Repito abaixo, a imagem central e algumas considerações já realizadas anteriormente.


Duas observações importantes:
1. Os opostos – Melancólico x Sanguíneo e Colérico x Fleumático. Quando encontrar seu dominante, provavelmente seu maior desafio será lidar com pessoas cujo oposto é o dominante. Logo, também é com o temperamento oposto que você mais tem a aprender.
 
2. Não é possível seu dominante ser um temperamento e seu sub-dominante ser um oposto. O subdominante estará ao lado, acima ou embaixo.



*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.