Dividir para reinar

19/12/2023 14h49 - Atualizado em 19/12/2023 às 14h49
Dividir para reinar
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google
C 
“Dividir para reinar” é um expediente estratégico baseado na divisão de um grande problema ou tarefa em partes menores para facilitar a sua resolução. Tal estratégia é utilizada em diversas áreas, tais como na política, na administração e outros vários problemas.
 
A ideia por trás de “dividir para reinar” é que torna-se mais fácil enfrentar e resolver problemas menores do que resolver um problema maior e complexo de uma só vez. Na divisão em partes menores, o processo de resolução é simplificado e cada componente pode ser abordado de modo mais efetivo e eficiente.
 
Essa abordagem é comumente associada a estratégias ante uma sequência lógica em que um problema é dividido em subproblemas menores e mais fáceis de resolver. Uma vez resolvidos esses subproblemas, suas soluções são combinadas para solucionar o problema original.
 
Nas esferas militar e política, a expressão “dividir para reinar” também reflete uma estratégia semelhante. A ideia é enfraquecer um oponente, dividindo-o em facções menores e menos poderosas, e depois confrontar cada uma delas separadamente.
 
Em resumo, “dividir para reinar” é um princípio que destaca a eficácia da abordagem de problemas complexos, dividindo-os em partes mais fáceis de gerenciar e resolvendo-os gradativamente por partes.
 
É o que temos visto em Israel/Gaza; Rússia/Ucrânia; agora Venezuela/Guiana e, trazendo para o nosso quintal, as diversas tendências e divisões que ocorrem no interior dos nossos partidos políticos e a relação com os governos municipal, estadual e federal.
 
“Dividir para reinar” leva ao privilégio de poucos em detrimento de muitos.
E, no fim de tudo, o povo paga a conta. Como sempre.
 
Por Hugo Pontes - Professor, poeta e jornalista
E-mail: [email protected]
 
 


 
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por colaboradores

Notícias Relacionadas »