Brand-News Publicidade 1200x90
23/11/2023 às 16h13min - Atualizada em 23/11/2023 às 16h13min

Em busca do melhor café em Portugal

Fotos: Angela Caruso
Visita à SO Coffee Roasters, cafeteria de um brasileiro de Belo Horizonte
C
Quando planejamos qualquer viagem, desde a chegada do café especial em nossas vidas, além dos pontos turísticos e restaurantes, as cafeterias foram incluídas em nossos roteiros de viagem.
 
Portugal guarda em suas igrejas e em alguns edifícios icônicos, memórias do tempo em que o Brasil era sua grande colônia na América do Sul. Ainda me lembro bem das aulas de história da arte lá no Porto, no ano 2000, quando ao visitar cada igreja ouvíamos o professor de peito inflado e orgulhoso dizer: “A madeira é brasileira! O ouro é brasileiro!”, Entretanto, o que eles não conseguiram levar foi o nosso café especial, afinal, foram os brasileiros que levaram para lá.
 
O gosto do português para o café é muito parecido com o do italiano: um espresso curto, ristretto, muito intenso, quase um creme de café. As máquinas estão por todo lado para acompanhar a doçaria conventual que cada cidade portuguesa tem a oferecer: os ovos moles de Aveiro, o travesseiro de Sintra, as tíbias e os sameirinhos de Braga, os pasteis de Belém em Lisboa, e assim por diante.
 
Felizmente a onda hipister dos cafés especiais também desembarcou além-mar, fazendo surgir nos grandes centros como Lisboa e Porto, cafeterias que oferecem grãos de diversas regiões produtivas espalhadas pelo mundo, sobretudo do ‘Sul das Minas Gerais’, café genuinamente brasileiro. E mais, são muitos os que vão daqui para abrirem suas próprias torrefadoras e cafeterias.
 



E como se dizia antes da chegada dos smartphones, roteiro de baixo do braço, fomos em busca desses Lugares de Café Especial, incluindo, também, uma ou outra cafeteria pitoresca por sua arquitetura ou fator histórico. Aqui, selecionamos apenas cafés especiais, ou cafés de especialidades, como é conhecido na terrinha.
 
A cidade do Porto nos abraça com sua atmosfera artística, jovem e de vanguarda, apesar das edificações seculares. Cidade aberta às novidades, segundo consta, foi lá que tudo começou, isto é, a cidade que abriu as portas para a entrada de Portugal na terceira onda do café: cafés especiais. Combi é um projeto que teve início em 2014 com Coffee Truk numa perua Kombi, que servia café para vários lugares da cidade. Segundo as boas línguas, foi a primeira cafeteria a contar com cafés de alta qualidade de vários países e além do espresso, servi-lo coado com muito esmero. Agora em terra firme, na loja fixa, torram seus grãos ali mesmo, atraindo os clientes pelo aroma.



Experimentamos um café da Nicarágua, na cafeteria O Vicio do Café. Com boa acidez, mas um retrogosto amargo nos fez sentir muita saudade do café adocicado da nossa Região Vulcânica. Um salão todo de madeira clara e luz amena traz ao ambiente aconchego nos dias mais frios, tanto quanto frescor nos dias quentes. A cafeteria dispõe de uma boa variedade de grãos, mas justo na nossa vez o café brasileiro havia acabado.  



Rendemo-nos ao café brasileiro no SO Coffee Roasters, cafeteria de um patrício, brasileiro de Belo Horizonte. Preparado na V60, café do Cerrado Mineiro. Em seguida, um da Colômbia. Ambos muito bons.  

 

Atravessamos a ponte D. Luiz I para conhecer o 7g Roaster, numa viela próxima ao rio D´Ouro em Vila Nova de Gaia. No complexo 7g estão instalados, ainda, um hostel e um restaurante. Atendimento exemplar dos jovens que preparam o café com o ritual que um grão especial merece. Mais uma experiência sensorial digna de nota!


 

Lisboa fervilha! A cidade está cada vez mais linda, organizada e modernizada. Com edifícios históricos bem conservados, ela está preparada para receber o mundo. Andar pelas ruas, praças e sobretudo à beira do Tejo, o idioma menos ouvido era o português.
Degustar um café em um lugar de beleza distinta é um privilégio. O local escolhido foi A Embaixada - o palacete neoárabe do século 19 foi transformado em galeria comercial na Praça do Príncipe Real. Beleza da cabeça aos pés, isto é, do teto ao chão. Apesar de não ser um Lugar de Café Especial, vale a visita, pois faz bem os olhos e à alma, tanta beleza.

 

Definitivamente, as cafeterias mais descoladas, que oferecem as experiências sensoriais que mais desejamos quando o assunto é café especial, em geral estão mais afastadas, não chamam tanto a atenção nas fachadas e são encontradas quase por acaso. A maioria delas só descobrimos por conta dos guias nos sites de buscas ou indicação de amigos. Com o Stanislau Café não foi diferente. Caminhando numa das estreitas ruas da capital portuguesa, aquela vontade de um cafezinho nos fez entrar. Lá provamos um grão da Guatemala, com sensorial de macadâmia, nectarina e cana de açúcar. A torra é feita pela Fábrica Café. Para harmonizar, o muffin de maçã foi a escolha perfeita.  
 

A Copenhagen Coffee Lab & Backery não fugiu à regra. É uma dessa portinhas que se você não prestar atenção, passa direto e perde a oportunidade de provar um excelente café. Os proprietários são dinamarqueses, a rede Copenhagen Coffee Lab conta com torrefação, padaria e cafeterias próprias na Alemanha, França e Portugal - e uma em Copenhague. Aqui, fomos atendidos por uma brasileira, que aprendeu sobre café especial trabalhando em cafeterias em Portugal e resolveu aprofundar seus conhecimentos formando-se barista.
 

O tempo é curto para tantos Lugares de Café Especial. Foi preciso selecionar alguns, os demais ficam para a próxima temporada de férias na Europa. Estando em solo português e visitando um desses Lugares, não esqueça de comentar nas redes que a dica foi nossa, marque sua xícara, marque o Batom na Xicara e, claro o Brand-News.
 
PORTO:
Combi - Rua Morgado Mateus, 29
O Vício do Café - R. de Passos Manuel, 61 -63
SO Coffee Roasters - Rua da Restauração, 445
 
VILA NOVA DE GAIA:
7g Roaster - R. de França 52
 
LISBOA:
A Embaixada - Praça do Príncipe Real
Stanislau Café - R. São José 182
Copenhagen Coffee Lab & Backery - Rua da Nova Piedade, 10

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.