Brand-News Publicidade 1200x90
10/08/2023 às 14h57min - Atualizada em 10/08/2023 às 14h57min

Guia prático de sobrevivência na cafeteria

@batomnaxicara / www.batomnaxicara.com.br
Fotos: Reprodução Google
 C
Coisa boa é reunir amigas numa cafeteria para comemorarmos a amizade. Melhor ainda é quando temos a felicidade de sermos recebidas pelo barista da casa que nos apresenta, com entusiasmo, a carta de cafés e métodos de preparo disponíveis. Sensacional é quando esse profissional é apaixonado por café especial, e empolgado, engata uma conversa em ‘baristês’.
 
Como nem todo mundo fala essa ‘língua estranha que se tornou o mundo do café` e momentos como estes, não podem nunca ser excludentes, felizmente há profissionais cuja sensibilidade em querer manter todos envolvidos, é capaz de dar boas explicações sobre o que está no menu ou do que está falando. Afinal, nem todo mundo estuda as mesmas coisas, se forma na mesma profissão ou tem os mesmos hobbies para compreender tudo e a todos. Muito ruim é quando você pergunta qual o café servido no dia e o atendente simplesmente responde: ‘o nosso!’
 
Sem sofrimento e sem chatice, fica o convite para conhecerem alguns verbetes que fazem parte do linguajar das cafeterias hipsters, que servem cafés especiais, nanolotes de diferentes variedades, com processamento CD, natural e fermentado, avaliados por Q-grader, que receberam torra média e são preparados por baristas na V60, Prensa ou Koar. Um guia para não se sentir tão em outro mundo quando for pedir seu próximo café.
 
Glossário do mundo do café especial:
 
Barista - profissional especializado em prepara bebidas com café em diversos métodos e combinações, além de criar receitas para tirar o melhor proveito dos grãos que recebem, tanto nas máquinas de café espresso quanto nos métodos filtrados. Curiosamente, apesar de reconhecido desde a década de 1990, com o surgimento das cafeterias especializadas e da terceira onda do café - surgimento dos cafés de qualidade, cafés especiais -, a profissão só foi regulamentada em 2010.
 
Q-grader - profissional qualificado pelo Instituto de Qualidade do Café (Coffee Quality Institute - CQI) para degustar, avaliar e classificar cafés. É esse profissional que, a partir do protocolo SCA - Specialty Coffee Association -  vai indicar a pontuação dos cafés especiais.
 
Terroir - trata-se do local e as características particulares de onde o café é cultivado (solo, clima, altitude, etc.).
 

Processo natural e CD - Cereja descascada -  após a colheita, esta é a etapa de processamento dos cafés que atribuirá sabor e aroma diferenciado. No processo natural, os grãos secam na casca, enquanto no processo CD os grãos são descascados e retirada a mucilagem (polpa).
 
Torra - após a secagem, os grãos vão para torrador, um forno que em condições de temperatura e pressão controladas, vai determinar as notas sensoriais, a doçura e o amargor, além do corpo da bebida. Cafés especiais, em geral, são apresentados em torra média, atribuindo mais sabor ao café e uma coloração clara à bebida. Cafés tradicionais ou extrafortes têm a torra muito forte, por isso são mais amargos e de coloração muito escura.
 
Moagem - para se obter a bebida do café, os grãos precisam ser triturados para virar pó. A moagem pode ser regulada em fina, média e grossa, a fim de atender cada método de preparo.
 
Blend - é a combinação de diferentes variedades de grãos de café que, quando extraída, resulta em uma nova bebida. Vale lembrar que existem algumas espécies de cafeeiro - as mais conhecidas são Arábica e Canéfora, que apresentarão variedades da planta (exemplo: arábica - variedades: catuaí, bourbon, arara, mundo novo, etc).
 
Método de preparo de café - O modo como se faz o café.
Hario V60 - muito comum nas cafeterias que oferecem café especial. Trata-se de um coador de café, criado por japoneses, com filtro em ângulo de 60 graus.
 
Moka ou cafeteira italiana (já falamos desse método aqui na coluna) - é uma cafeteira inventada na Itália, feita originalmente em aço inox, que prepara o café sob pressão.
Prensa francesa - um dos métodos de fazer café por infusão. A água fica um tempo em contato com o pó. O resíduo depois é separado por meio de um pistão com filtro. Resulta em bebidas suaves.
Koar (veja nesta coluna) - um método criado por brasileiros cujo suporte do filtro de papel tem a forma cônica de 55 graus, com 16 ondas que influenciarão na passagem da água pelo pó, interferindo no resultado final da bebida.
 
Notas sensoriais do café - a descrição das características da bebida, como sabor, aroma, acidez, doçura e corpo.
 
Corpo do café - presença do café na língua. Quanto mais parecido com água, mais leve é considerado o corpo. Quanto mais parecido com leite, mais pesado.
 
Sabor residual ou retrogosto - o sabor que persiste nas papilas gustativas, sendo ele agradável ou não, após a ingestão do café.
 
Hipster - é uma palavra inglesa usada para descrever um grupo de pessoas com estilo próprio e que habitualmente inventa moda, determinando novas tendências alternativas.
 
Agora, sem se prender ao vocabulário, deixe-se surpreender com a experiência de provar uma boa xícara de café preparado com todo cuidado. Desfrute desse momento e seja feliz!






*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.