Brand-News Publicidade 1200x90
11/05/2023 às 16h00min - Atualizada em 11/05/2023 às 16h00min

Moka, um jeito italiano de fazer café

Por Angela Caruso - @batomnaxicara / www.batomnaxicara.com.br
Fotos: Reprodução Google
c 
Os italianos não plantam café, mas detêm expertise em alto grau quando o assunto é design de cafeteiras.
Berço do café espresso, paixão nacional italiana, a primeira patente para máquina de café foi creditada a Angelo Moriondo em 1884, com o titulo "Nova maquinaria de vapor para a elaboração econômica e instantânea de bebidas de café, método A. Moriondo”. Apesar de receber  medalha de bronze na Exposição Geral de Turim, o produto não foi comercializado, sendo produzidas poucas peças artesanalmente. Em 1901, Luigi Bezerra desenvolveu um novo modelo, uma máquina vertical cujo funcionamento consistia em aquecer a água em uma caldeira, obtendo vapor suficiente para forçar a passagem da água pelo pó de café, realizando a extração da bebida. No entanto, a patente desta máquina foi adquirida por Desiderio Pavoni quatro anos depois, que produziu a La Pavoni Ideale, primeira máquina de café espresso em escala industrial.
 
Era preciso levar o prazer de preparar em casa um café extraído sob pressão, muito similar ao café espresso consumido nas cafeterias espalhadas pelo mundo. Eis que surge nos anos de 1930 a figura de Alfonso Bialetti que, inspirado numa máquina de lavar roupas usada pelas mulheres lavadeiras na vila em que morava, fez surgir uma máquina doméstica de preparar café.
Apesar de rudimentar, a máquina de lavar que estimulou a criatividade do inventor italiano era eficiente, composta de um cesto para as roupas sujas e um tubo central que distribuía água quente e sabão. O funcionamento acontecia a partir da ebulição da água, que escaldava e higienizava os tecidos. O projeto inicial resultou na criação da Napoletana, um pequeno dispositivo de metal com três seções: uma câmara de água, um disco de café no meio e uma câmara na outra extremidade para o café coado. A água era aquecida na câmara de água no fundo e, em seguida, todo o dispositivo era virado de cabeça para baixo, permitindo que a água quente gotejasse.
Bialetti aprimorou seu método de extração a partir dos mesmos princípios da Napoletana, contando agora com um recipiente que armazena o pó de café na parte inferior e um filtro que extraia a bebida após a fervura da água. Com um processo muito similar ao das enormes máquinas de café das cafeterias, a Moka foi muito bem recebida nas casas italianas e ao redor do mundo.
 
Para preparar um bom café na Moka (ou Cafeteira Italiana), primeiro é preciso escolher um café de qualidade (café especial) numa moagem mais grossa do que o usado para coar o café em filtro de papel ou pano. A quantidade de café varia dependendo do tamanho da cafeteira, pois deve-se colocar o pó de modo que preencha todo recipiente. Leva-se ao fogo para ferver e, num passe de mágica (ou da física), o café vai aparecendo na parte superior da cafeteira. Basta aguardar o término do processo para servir. O resultado esperado é uma bebida mais intensa e encorpada que um café preparado num método coado. Só não tem a espuma do espresso.
 
Desde então, a Bialetti tem sido reconhecida como a melhor marca de cafeteiras deste tipo, e é sinônimo de qualidade quando o assunto são utensílios de outros métodos de preparo de café.
Tal qual a pizza, o café espresso é um assunto levado muito a sério pelos italianos, a ponto de até fundarem o IEI - Instituto Espresso Italiano - que criou uma certificação para proteger e promover a bebida original, o Certificado Espresso Italiano, uma garantia aos consumidores de que estão tomando um espresso de qualidade, nos bares e cafeterias.
 
Para garantir qualidade em casa, a opção é consumir café especial em grãos e ter um moedor para moagens diferentes em função dos metodos de preparo possíveis, ampliando suas experiencias sensoriais, afinal o mesmo grão pode resultar em outra bebida quando filtrado numa Mellita, V60, ou Koar; infusionado numa Prensa Francesa (que também foi idealizada por um italiano) ou feito na Moka.
Conte com o Clube de Assinaturas Batom na Xícara para receber seu café especial todo mês, e permita-se desfrutar de bons momentos preparando bons cafés. 
 

 

*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.