Brand-News Publicidade 1200x90
30/03/2023 às 15h14min - Atualizada em 30/03/2023 às 15h14min

Lugares de Café - Pátio de Pedra, com Manuel Lotufo

Por Angela Caruso - @batomnaxicara / www.batomnaxicara.com.br
Fotos: Brand-News
Angela Caruso, Elena Stein Carvalho Dias, Mônica Miglioranzi Frison e Manuel Lotufo: um brinde à amizade e ao café de verdade
 c
Toda família tem sua história. Toda casa tem seus mistérios. Toda cidade guarda lugares secretos. Fechamos março com tudo isso e um bule de café fresco. Lugares de Café - para encontrar, conversar, degustar reuniu a simpatia e bom humor de Manuel Lotufo e Elena Stein Carvalho Dias, descendentes de duas famílias tradicionais de Poços de Caldas, na ‘escondida’ queijaria Pátio de Pedra, para uma tarde de memória e muita história regada a queijos e um bom café.
 
Uma mesa posta ao ar livre, à sombra de uma tarde ensolarada de céu de brigadeiro, daquelas que convidam os pássaros a cantar e se aproximar. De longe se avista o gado passeando pelo pasto e, mais adiante, um pouco da cidade.  Não há ruídos a não ser da conversa dos visitantes e um burburinho quase imperceptível vindo da cozinha. Tudo é paz por aqui! Um convite à contemplação e ao desfrute da companhia de pessoas simples que transbordam experiências de vida e se dispõem a compartilhá-las.
 
Foi neste cenário bucólico e pitoresco que a dona da casa nos recebeu para um café num bule de lata confeccionado artesanalmente e que roubou a cena, compondo a mesa com louças mineiras de Monte Sião.


 
Localizada dentro da fazenda Chiqueirão, a queijaria Pátio de Pedra tem um acesso pouco percebido por aqueles que passam na rodovia. É essa a proposta idealizada por Elena Stein Carvalho Dias, em seu retorno para a fazenda após mais de 30 anos vivendo na capital paulista. A personalidade inquieta de Elena não se satisfez em reduzir seu tempo apenas na produção das geleias e compotas, junto com mãe D. Augusta. Era preciso mais! Incentivada pelo pai Ernesto, cuja fazenda produz leite da melhor qualidade, Elena e o marido embarcaram numa imersão na Serra da Canastra para aprender a arte de fazer queijo. E foi além: era preciso criar uma identidade para que seus queijos não ficassem anônimos entre os outros nas prateleiras do mercado. Foi resgatando a história da fazenda, antiga produtora de suínos (por isso o nome Chiqueirão), que chegaram ao pátio feito de pedra que restou como memória dessa época. A imagem desse pátio foi transferida para o papel que embala os queijos Pátio de Pedra. A cafeteria e suas delícias vieram em 2020 para receber o visitante que ali chegava para comprar queijo.
 
Fascinado com toda essa história e admirador do potencial empreendedor da família Carvalho Dias, nosso convidado Manuel Lotufo, descendente do Coronel Agostinho Junqueira, personagem importante da história de Poços de Caldas, nos brindou com sua simpatia e cavalheirismo.
Manuel é neto de Otavio Lotufo, arquiteto responsável pela construção de edifícios icônicos na cidade, como o Aeroporto, a Urca ou a Igreja Matriz, entre outros; e de Maria Nelly Junqueira de Barros Cobra, que por sua vez era neta do Coronel Agostinho, de quem herdou a Fazenda Barreiro. Nascido e criado em São Paulo, Manuel nos contou de suas aventuras nas vindas constantes para Poços em férias na fazenda - e que aos poucos, foi se transformando em lugar de trabalho. Dividindo seu tempo entre as duas cidades, hoje ele é o responsável pela administração do complexo Paço das Águas e da Fazenda Barreiro, além da empresa do ramo imobiliário na capital paulista.
 
Ocupando o lugar que outrora foi de seu avô Otavio e o pai Francisco, Manuel, tal como seus antepassados, é preocupado com a modernização da fazenda, cuja principal atividade é a produção de café de qualidade, mantendo o compromisso com a preservação das nascentes e matas nativas e bem-estar de seus funcionários. E mais: mostrou-se um filho, marido e pai muito presente, não negando orgulho de ‘pai babão’ pelas três filhas.
 
 
E foi assim, ouvindo as histórias dessas famílias, que mais de duas horas se passaram sem que percebêssemos. O café faz parte da vida da anfitriã tanto quanto do convidado, que se conheceram nesta tarde, mas cujas histórias foram se cruzando há tempos, desde a amizade de seus pais e avós.
 
 
Terminamos nosso café servido com muito carinho, acompanhado de pão de queijo, bolo de milho, queijos e geleias produzidos por Elena e sua equipe. E olhando para os protagonistas deste encontro, temos a certeza de que seus antepassados cumpriram muito bem seu papel ao deixarem como legado valores importantes de família, preservação e trabalho que Elena e Manuel mostram dar continuidade.
 
Sim! Ficou um gostinho de quero mais! E a lição de que precisamos desacelerar e contemplar o universo com uma xícara de café ao lado de pessoas que só agregam boas energias.
Um brinde à amizade, ao querer bem, às pessoas empreendedoras, ao bom gosto, a um lugar para encontrar, conversar e degustar café de verdade!
 
 
Queijaria Pátio de Pedra
Fazenda Chiqueirão - Chácara Poços de Caldas, Poços de Caldas (MG)
Horário de funcionamento:
Segunda e terça -  8h - 12h café fechado/ só venda de queijos
Quarta a sexta - 8h30 - 16h
Sábado 8h30 - 16h
Domingo 8h30 - 14h
Detalhe: um lugar para estar a sós, a dois ou em pequenos grupos!



 

*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.