FONTE: Renan Muniz - FOTO: Paulo Vitor / Mantiqueira
c Na manhã deste domingo (29) foi realizada a 40ª edição da Volta ao Cristo, corrida de rua tradicional em Poços de Caldas e considerada uma das mais difíceis do Brasil. Mais de 1.400 corredores de diversas cidades e regiões do país participaram. A atleta da Associação Atlética Caldense, Tatiele Roberta de Carvalho, chegou em primeiro lugar na categoria feminina com 1:13’49” e conquistou o troféu de campeã.
O título não ficava com uma atleta poços-caldense há 32 anos, desde 1991, quando Miranel Domingos venceu. Tatiele é patrocinada pela Associação Atlética Caldense e tem treinado para buscar índice Olímpico visando a maratona da Olimpíada Paris 2024. A atleta não participava da prova há 15 anos e ficou muito satisfeita com seu desempenho. “Achei que eu teria uma dificuldade um pouco maior para concluir a prova. Mas corri inteira e confiante. Andei em alguns pontos da corrida, mas com estratégia. Até porque a prova é muito difícil subir correndo o tempo todo”, disse.
Tatiele chegou com grande vantagem em relação à segunda colocada, Jaciane Barroso Jesus, dois minutos de diferença. “A meta era chegar no Cristo próxima das demais atletas para descer forte e buscar a vitória. Mas foi diferente, consegui liderar a prova o tempo todo, de ponta a ponta, e cheguei sozinha lá em cima. Então deu para fazer uma prova bem distribuída e correr feliz”.
“Quero agradecer muito a Caldense pela oportunidade, por essa parceria e também aos meus outros patrocinadores. Deu tudo certo. Depois de mais de 20 anos que uma atleta poços-caldense não vencia a Volta ao Cristo e hoje o resultado veio, pude levar Poços de Caldas no lugar mais alto do pódio”, disse.
No masculino o vencedor foi o queniano Enos Kipruto Saat, da equipe Aleudo Santos Topetinho, com o tempo de 58’37”.