25/01/2023 às 15h12min - Atualizada em 25/01/2023 às 15h12min
Orlando Rodrigues, o grande memorialista da "Santa Ceia"
Por Odair Camillo - Jornalista
Ao saber logo pela manhã do falecimento de Orlando Rodrigues, um dos grandes e cultos amigos que conheci, busquei no livro que escrevi sobre o Lira e a “Santa Ceia”, esse texto de uma entrevista que fiz com ele para ser publicado nesse livro.
“Na ponta da mesa da lanchonete, o lugar é tomado por dois grandes memorialistas da nossa cidade: Orlando Rodrigues, empresário que já foi diretor da A. A. Caldense e fundador e presidente da Liga Municipal de Futebol, fazendo desse esporte um elemento de formação de centenas de jovens poços-caldenses nas décadas de 1960 e 1970, e ao seu lado o Joaquim Pereira, que agora deu para usar um chapéu Panamá e uma velha bengala... Os dois amigos, além de inteligentes e dotados de uma fabulosa memória, sempre nos brindam com histórias, datas e acontecimentos que marcaram uma época saudosista de nossa Poços de Caldas".
“Orlando Rodrigues foi um dos frequentadores da ´Santa Ceia´, pessoa de uma vasta cultura e de uma memória invejável, que gentilmente atendeu ao meu convite para falarmos sobre o Sérgio Lira, uma vez que, nas décadas de 60 e 70 ambos foram grandes amigos e, juntos, tiveram a oportunidade de trabalhar para a formação de uma juventude esportiva sadia e para o desenvolvimento do esporte em nossa cidade.
Encontramo-nos num dos salões do Palace Hotel. Ele, carregando um álbum e um envelope com várias fotografias alusivas a eventos políticos e esportivos acontecidos no passado, e eu, portando minha tralha de repórter, para ouvi-lo e eternizar seu depoimento num gravador, muito importante para a edição de um livro de memórias sobre o Sérgio Lira...”