09/01/2023 às 15h25min - Atualizada em 09/01/2023 às 15h25min
"Vou cuidar da minha vidinha"
Jornalista, publicitário, escritor e professor universitário
[email protected]
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google c
“Vou cuidar da minha vida, pois a política é só sujeira".
Esse é o pensamento cristalizado em milhões de brasileiros.
E não estão errados.
O problema é que foi justamente assim que a "política" nacional foi se sujando mais e mais ao longo do tempo.
Enquanto trabalhadores saem de suas casas para sustentar o pão nosso de cada dia, muitos "políticos" sustentavam e sustentam o "pão nosso", o brunch, as viagens, as mordomias, a corrupção, exatamente com o dinheiro dos trabalhadores.
Essa a estratégia, pois a "política" se alimenta exatamente da alienação, do pouco caso, da ausência de politização e não é de hoje.
Os acontecimentos atuais em Brasília podem até ser considerados excessivos por muitos, já que a natureza do cidadão brasileiro é a pacificidade.
Contudo, essa é uma outra "característica" da "política nacional".
Ela "violenta" não por atos físicos. Ela comete "crimes" através de leis, de decretos, de favorecimento, do toma lá dá cá, do tráfico de influência. Ela é "terrorista" sem pegar em armas.
Ela "depreda" o patrimônio público sem quebrar vidros, sem pichar paredes, sem destruir fisicamente qualquer bem público.
Ela "invade" não os espaços públicos, mas os valores como a dignidade, a honestidade, a transparência, a isonomia, o caráter.
Ela "aprisiona" o cidadão com sua aparente "luta" pelo bem do povo, que passa a acreditar em mitos e em heróis nacionais, em ideologias e fantasias.
Bem, acho que já escrevi demais. Vou cuidar da minha vidinha.
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaborado